28 de junho de 2010

JOÃO PESSOA... EXEMPLO?!?

Amigos...

Acabo de montar um mapa INCOMPLETO das ciclovias que observei em João Pessoa neste final de semana. Não fui lá para isto, era um final de semana de descanso. Mas as bicicletas parecem me perseguir, estavam em todos os lugares, por mais distantes que fossem as praias de minha escolha! Será que de repente começo a ver mais bicicletas ou elas sempre estiveram aí e eu é que era cego?!

As vias que consegui identificar enquanto estava passeando na cidade eu coloquei neste mapa do GOOGLE MAPS. Não parece muito, mas percebe-se um espírito de integrar. A pergunta a se fazer com os usuários de bicicletas em cidades do nordeste é quem será mais beneficiado com as ciclovias? O usuário médio a que se destinam estas obras não é um grupo de ciclistas de final de semana ou apenas um lote de turistas que visitam a cidade. O real beneficiário destas ciclovias é aquele que todo dia desloca-se de sua casa nos bairros da periferia para trabalhar nos bairros mais ricos das cidades. E faz isto de bike para não gastar dinheiro nem vales transporte com o ônibus. Assim, ciclovias bem construídas, integradas e bem colocadas no mapa social da cidade tem um papel de distribuição de renda e benefícios a sociedade. Vejam o mapa!


Click no mapa CICLOVIAS DE JOÃO PESSOA para vê-lo no Google Maps, em tamanho maior


São estes usuários que precisam de mais apoio e interesse do poder público, e aqueles que menos recebem atenção porque simplemente não existe interesse por eles na mídia. Os esquecidos da cidade pedem atenção, e os gestores de João Pessoa parecem estar mais atentos a eles que os de Recife!

Nossa luta por ciclovias integradas e bem postas em Recife precisa ter este objetivo. Favorecer aqueles que não tem voz junto a mídia, os esquecidos que pedalada a pedalada, enchem a cidade com suas bicicletas. De vez em quando aparece um político bem intencionado em colocar a bicicleta no seu lugar. Infelizmente, interesses nada interessantes gastam parte do tempo, da verba e do interesse deles, em obras perdidas como a CICLOFAIXA DA CAXANGÁ e logo abandonadas, às vezes, pela metade, como a CICLOVIA DA PE15.

Como em São Paulo, que está simplesmente ignorando o seus ciclistas e aquilo que as cidades do seu entorno estão fazendo, como Sorocaba, Recife está ignorando o que seus vizinhos fazem. Fecha os olhos para uma grande oportunidade de melhorar seu trânsito, favorecer seus esquecidos e se alinhar com as melhores cidades do mundo para se viver. Em troca, ganhamos mais avenidas, pontes e espaços para os carros logo entupirem novamente. Até quando seremos ignorados?!!?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010