12 de junho de 2010

VISIBILIDADE... FAÇA SUA PARTE


Amigos...

Tenho observado que muitas pessoas pedalam à noite sem se preocupar com a visibilidade que devem oferecer aos carros e demais usuários das vias públicas. São pessoas com camisas escuras, sem refletivos, sem iluminação ou faroletes de qualquer espécie.

Primeiro, lembro a todos que somos umas das partes frágeis que usa a via. E andamos mais lentos que os carros e ônibus. É nossa obrigação estarmos visíveis, nos fazermos ser vistos e de bem longe. Para isto, é indispensável as fontes de luz ativas, faroletes, lanternas, piscas, etc. Estas fontes aumentam o raio de alcance da nossa visibilidade e advertem os demais de nossa passagem. Os motoristas podem vê-las de longe, SE ESTIVEREM ATENTOS. Acontece que as lanternas traseiras especificamente, são muito pequenas e sua luz fraca se comparado aos demais veículos. Se muitos motoristas nem enxergam as laternas de outros carros quando estes freiam a sua frente, o que dirá das pequeninas laternas vermelhas das nossas bikes!

É aí que entram os refletivos. Estes são equipamntos (olhos de gato) e materiais (fitas e faixas), feitos com tintas especiais ou construídos de forma especial para oferecerem uma visibilidade passiva, não gerando luz própria mas refletindo a luz dos próprios carros. Faixas refletivas podem ser adquiridas por R$ 2,50/metro no comércio local e costuradas nas roupas. Elas oferecem uma visibilidade muito grande do ciclista (vide foto acima, tomada em um passeio noturno!). Outras alternativas são faixas plásticas da 3M semi-rígidas, usadas em caminhões que podem ser cortadas e coladas em capacete e no corpo da bike, servido de alerta adicional.

Uma postura de precaução do ciclistas também é necessária. As bicicletas de corrida, speeds, deixam o perfil do ciclista muito baixo, e isto reduz sua visibilidade. Ciclistas de corrida que trafeguem a noite, precisam investir em sinalização e refletivos para aumentar sua visibilidade. Já os demais que usam montain-bikes ou urbanas, devem evitar o uso de roupas escuras, preferindo cores vivas e claras, para serem visíveis mesmo sem os refletivos.

Não se trata de facilitar a vida dos motoristas. Se trata ajudar a preservar a nossa!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010