22 de setembro de 2010

DMSC/2010 - FUTUROLOGIA APLICADA A MOBILIDADE NO RECIFE.

Amigos...

Este é o sete de sete artigos sobre mobilidade em Recife. O ESPAÇO, A FRONTEIRA FINAL... Estas são as minhas viagens pelo futuro de uma cidade, Recife. O espaço é um recurso escasso. Temos a ilusão que existe muito, até ver uma mata se transformar em um condomínio, um bairro de casas em uma explosão de torres, uma área de mangue em uma nova avenida. São percepções de que temos muito, temos tempo, temos tudo.
Mas a verdade não é bem essa.  Recife sempre teve suas pessoas carentes, mas sempre se pode andar nela. Hoje não é mais possível. Qualquer pessoa que dirija muito na cidade percebe que o espaço das ruas foi "doado" aos carros. O "espetáculo do crescimento" gerou uma explosão de carros nas ruas, comeu todo o espaço disponível. Recife está bem perto do seu apocalipse motorizado: qualquer carro quebrado em uma rua, cria 3 km de engarrafamento atrás. Em breve, simplesmente vamos parar.

Por outro lado, a cidade motorizada virou um inferno e vai ficar pior. Sem políticas públicas que inibam o uso do automóvel como meio de transporte individual, estímulo ao transporte coletivo, a bicicleta e a intermodalidade, em breve teremos algumas mostras de como vai ser o futuro, com gestores ineficientes e medrosos. Em 2014, a cidade irá mesmo parar. Será possível voltar da Arena depois dos jogos? Será que o transporte por carros ainda será o foco, e quais as vias que trarão 50.000 espectadores rapidamente para a cidade: prepare-se para dormir no carro! 

E a cidade cresce. Cada vez maior e sem alternativas sérias para a mobilidade, o que teremos é outra São Paulo: entulhada, entupida, engarrafada. Versão pobre e muito mais violenta nas terras de Maurício. O futuro poderia ser diferente.
  • A prefeitura abre a guerra ao uso indiscriminado do automóvel.
  • Prefeito reduz estacionamentos na cidade e diz não ao carro.
  • Governador decide ir trabalhar de bicicleta.
  • Câmara de Vereadores inaugura seu bicicletário.
  • MetroRec e SEI anunciam a construção de estacionamentos periféricos.
  • Corredor Norte-Sul muda: canaletas na Agamenon.
  • Corredor Leste-Oeste ganha prioridade total.
  • Novo corredor da Av.Norte inaugurado hoje.
  • Nova ciclovia da Imbiribeira bate recorde de uso no primeiro dia.
  • Recife chega a 100 km de ciclovias e ciclofaixas.
Manchetes que resolveriam os problemas de mobilidade na cidade. Mas a principal seria esta:
  • Prefeito mostra coragem limitando os carros no centro!
Um dia poderemos ler isto, ou...

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010