14 de setembro de 2010

BICICLETAS DOMINAM INTERMODAL RIO

Amigos...

Enquanto a gente não resolve fazer o nosso desafio intermodal, comparando carros, motos, ônibus e metrô para um percurso de Recife, acompanho o que está acontecendo nas "nossas capitais", Rio (cultura) e São Paulo (dinheiro). O Rio fez a edição 2010 do Desafio agora no começo de setembro e as bicicletas dominaram os resultados de curta distância. Veja abaixo:


VIA BLOG DO TRANSPORTE ATIVO

Tempos obtidos em 2 de setembro de 2010 no Rio de Janeiro, partindo às 18 horas. Os tempos considerados são da viagem completa, do ponto A ao ponto B, incluídos os deslocamentos de A até o modo de transporte e do modo de transporte até B, saindo e chegando como pedestres.

Dado que Recife é muito menor que estas cidades, este resultado indica mais uma vez que a bicicleta é o veículo ideal para a nossa cidade. Observe que se você colocar um compasso em cima do mapa de Recife e traçar um círculo de apenas 8 km, em algumas direções você vai bater nos municípios vizinhos! Certo que não se pode pensar em distância em linha reta, mas mesmo assim, 8 km atende a muito deslocamento normal. Vejam o meu exemplo na figura abaixo.

Mapa do GOOGLE MAPS, editado para destacar as distâncias em torno da minha casa.
Click para ZOOM!


E novamente pergunto: porque a Prefeitura não enxerga esta verdade e adota medidas para dar mais segurança aos deslocamentos de bicicleta na cidade? Com uma PEQUENA fração do NOSSO DINHEIRO que será gasto em Via Mangue, Corredor Norte-Sul, Pontes de Santana e Monteiro, teríamos uma cidade muito menos engarrafada, mais tranquila e mais ajustada.

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Rapaz... tenho muita vontade de fazer um desafio intermodal aqui em Recife (RMR). A gente pode pensar em fazer até o fim do ano. EU VOU DE BIKE! Quero ganhar né?! hahaha!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Rogerio.
    A bike definitivamente será a bike do futuro, pena que vão ver isso muito tardiamente, o DMSC deveria ser pelo menos 1 vez por mes e não uma vez por ano.
    Vou dar uma ideia, o pessoal da fixa aqui de curitola, fez o desafio intermodal na forma deles.
    Eles fizeram 10 minutos mais rapido do que o que saiu na gazeta.
    Junta um povo ai, faça e divulgue, mas lembra-se tem que ser tipo sexta feira, antes de algum feriado e as 18 hrs.
    No transito nervoso mesmo, punk rs
    Aquele

    ResponderExcluir
  3. No começo falei errado, será o transporte do futuro claro rs

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010