5 de setembro de 2010

INVISTA NA BICICLETA E CONTABILIZE O RETORNO...



Amigos...

A GOOD Transparency estranhou que, neste verão americano, existe muita gente nas ruas andando e pedalando. Mas isto não se deve apenas ao bom tempo. Relacionando dados, ela apresentou um novo infográfico muito interessante onde relaciona os gastos do Departamento de Transportes americano entre 1995 e 2009 com projetos de incentivo para os pedestres e ciclistas, e o aumento no número de viagens feitas desta forma.
Um resumo dos dados está abaixo. O gráfico está aqui.

ANOORÇAMENTO US$VIAGENS A PÉVIAGENS DE BIKE
19906 MILHÕES18 BILHÕES1.7 BILHÕES
1995178.6 MILHÕES20.3 BILHÕES3.3 BILHÕES
2001339 MILHÕES35.3 BILHÕES3.3 BILHÕES
20091.2 BILHÕES42.5 BILHÕES4 BILHÕES

Além de se observar que os dados estão realmente relacionados, observo que o gasto de 1,2 BILHÕES DE DÓLARES com programas de estímulo ao pedestre e ao ciclista, em um país famoso por sua indústria automobilistica, um verdadeiro ícone americano, mostra uma real mudança de mentalidade deles. E comparando com o Brasil, que elege o PRÉ-SAL como prioridade do país, mostra que de novo estamos na contramão da história. Vamos atrás do que realmente não precisaríamos, gastando o que se tem e o que se não tem, para satisfazer egos políticos. E isto para que? Para ter mais gasolina e diesel, para movimentar carros poluentes e cargas. Enquanto o mundo vira para as energias limpas, nossos líderes continuam a pensar como outros pensavam na segunda grande guerra, quando os alemães invadiram a Rússia atrás de suas reservas de petróleo para movimentar sua máquina de guerra.

Se o Brasil quer reduzir a dependência de petróleo, então deixe de gastar tanto com carros. Quer economizar, invista em transporte de cargas por trens, em transporte público elétrico e de qualidade. Quer o país mais desenvolvido e saudável, estimule a bicicleta e as caminhadas. Seria interessante se o Brasil investisse tudo em PRÉ-SAL e quando o petróleo saísse delá, o mundo não estivesse mais tão interessado nele, mas muito interessado em cobrar os empréstimos por nós para retira-lo das profundezas. As gerações futuras é que vão pagar o pato!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010