19 de setembro de 2010

PEDAL, CALOR E VESTUÁRIO

Foto: AMSTERDANIZE
Amigos...

Os ciclistas preguiçosos costumam dar algumas desculpas esfarrapadas para não usar a bicicleta no dia a dia aqui em Recife. E uma das mais comuns é o calor versus a boa apresentação necessária ao trabalho no dia a dia. Mulheres reclamam que não dá para se arrumar toda e sair pedalando. Homens alegam que de terno e gravata, o calor ia matar. E todos reclamam da falta de infraestrutura nos locais de trabalho para poderem tomar um banho e trocar de roupas.

Quem pedala com mais frequência sabe que são realmente desculpas esfarrapadissimas. Primeiro, porque quem usa a bicicleta para o dia a dia, apesar de pedalar devagar tem sua eficiência de uso de energia aumentada em pelo menos 4x. Então com baixa velocidade e razoável atenção, você praticamente não sua, nem desfaz a sua "produção". Segundo, como eles acham que vão suar muito, se só pedalam para o lazer? Uma coisa é você sair em um grupo pedalando a 20km/h por 30-40km. Outra é sair para o trabalho a 13km/h de média, e com um deslocamento ideal de até 7km de distância, o que se faz em apenas 20, 25 minutos pedalando calmamente. Não dá nem tempo de suar. Você sua muito mais deixando seu carro em um estacionamento a 2 ou 3 quadras de distãncia. 

Muitas imagens de cidades européias, no inverno e no verão, mostram pessoas pedalando para o trabalho bem vestidos (acima) e no calor. E lá em alguns períodos do ano, a temperatura pode beirar os 40 graus. E não é por isto que eles deixam de usar as bicicletas. Pelo contrário. No verão é que elas ganham importância. Ora, se neste extremo de temperatura, os europeus andam de bike e todos arrumados, porque nós não podemos fazer o mesmo?  Pura preguiça mental, pobreza espiritual e crueldade planetária! O uso do carro prejudica o meio ambiente, então, pense um pouco, forçe a sua barra, e comece a deixa-lo em casa e só usá-lo se for realmente necessário. Seus filhos e netos agradecem o ar que vocês estão legando a eles!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010