24 de setembro de 2010

100 kg X 2 ton = 2 ton x 40 ton ?

Pedalar dá "barato" de endorfina, te deixa feliz, relaxado, de bem com a vida!
Amigos...

Quando ele se aproximou, a velocidade e o ruído aumentou, senti o bafo quente e o volume perigosamente junto de mim. Estava imprensado, a calçada muito próxima naquela curva tão fechada. Senti que daquela vez eu não escapava, que seria a bola da vez dos acidentes. Foi apenas um momento antes que o caminhão de 18 rodas passasse em alta velocidade espremendo minha Pajero Full, mas sem toca-la.

Quem tem medo de pedalar nas ruas, sozinho para qualquer lugar, deve ter imaginado ao ler as três primeira linhas do trecho acima que eu estava em cima de uma bicicleta e que era um carrão que estava se jogando por cima de mim. A relação entre os pesos é de 20x, seja entre eu na bike contra um carro médio, ou entre um carro médio e um caminhão de 40 toneladas!  O dano seria proporcional ao peso em caso de batida.  A casca do carro daria uma proteção muito frágil contra 40 ton em movimento, mas não sentimos receio quando estamos nele! Mas se fosse em uma bicicleta...

Algo muito parecido acontece quando estamos nos preparando para tirar a carteira de motorista. Receio de "bater em um poste" enquanto aprende, de errar uma manobra e subir numa calçada, causando um acidente. Quantos não se agarram ao volante como se o carro fosse arranca-lo de nossas mãos, "estrangulam" o câmbio, e suam frio?!

Isto também ocorre quando você está aprendendo a pedalar nas ruas. E ninguém aprende sem errar, sem cair, sem fazer umas "burradas".  E nas primeiras vezes sozinho, o suor escorre, o medo de qualquer veículo, de qualquer ruído penetra na mente e assusta, e você se espreme junto ao meio fio, quer virar e ir na contramão, vendo as "feras" se aproximando.  Mas da persistência contra este medo você conseguiu sua carteira, e com certeza, aprenderá como se portar ao pedalar sozinho, sem deixar de ter cautela e desfrutando de muito mais prazer do que dirigir. Se quiser aprender mesmo, arrume uns colegas e saia bem cedo, entre 5 e 7h da manhã de domingo. Assim você aprende as manhas sem correr muitos riscos. Aprenda e use sua bicicleta para ir e vir por um mês e, com certeza, você nunca mais irá deixa-la! 

COMENTEM!!!

PS: Eu NÃO tenho uma Pajero Full e nem nunca quis ter. Eu só usei este nome porque era o maior carro que eu lembrei na hora! :))

Um comentário:

  1. olá,
    ainda lembro a primeira vez q peguei uma bicicleta e fui andar na av caxanga. era um sabado de manha. nao consegui andar uma quadra e voltei empurrando minha bike pela calçada. o medo foi maior. hj pedalo, nao tranquila, mas sem tanto medo. e o que me ajudou foram as pedaladas com um grupo de amigos. os PULUCAS. saiamos todos os domingo bem cedo. os grupos de passeio ciclistico são realmente ótima opção pra quem ta começando.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010