30 de agosto de 2013

QUAL O SEU TIPO DE CICLISTA?

Amigos...

Recente estudo da Universidade McGill em Montreal, Canadá, definiu quatro tipos de ciclistas que dominam nossas cidades.  Apesar de que as pessoas podem achar ruim esse tipo de enquadramento, ele ajuda a planejar melhor os esquemas de inclusão das bicicletas nas cidades.  Ajuda planejadores urbanos, engenheiros de transportes e políticos que aprovam esses esquemas!

Esse estudo incluiu 2.000 ciclistas que ao final foram agrupados em quatro tipos:

1) OS CICLISTAS DE CICLOVIA - Cerca de 36% dos entrevistados são motivados pela alegria de pedalar, sua conveniência e por se identificar com o ciclismo em si.  Eles preferem pedalar em caminhos contínuos ao invés de disputar espaço com os carros, e geralmente foram estimulados pelos pais a pedalar para cuidar da saúde ou ir a algum lugar.

2) OS CICLISTAS DEDICADOS - Cerca de 24% são motivados pela velocidade, controle e flexibilidade que a bicicleta oferece.  São pouco afetados pelo clima, não gostam de pedalar em ciclovias e preferem disputar espaço nas ruas. Os pesquisadores concluiram que esses ciclistas consideram pedalar parte importante de sua identidade.

3) OS CICLISTAS DE TEMPO BOM - Cerca de 23% dos entrevistados pedalam com o tempo bom, não gostam de pedalar na chuva e na neve (Montreal neva que é uma beleza!).  Nesses climas, ele adotam outra forma de transporte. São também usuários de ciclovias e não se veem como ciclistas.

4) OS CICLISTAS DE LAZER - Categoria com 17% dos entrevistados, que pedalam para se divertir, não comutam, gostam de ciclovias, querem se sentir seguros especialmente se estiverem pedalando com pessoas da família.

Baseado nesses resultados os pesquisadores que lidar com uma forma única de planejar para a bicicleta pode não ser a melhor forma de atender a todos os tipos de usuários. Enfatizar os benefícios sobre a saúde, por exemplo, é importante para ciclistas iniciantes ou que precisam desses benefícios, mas altamente desnecessário para quem já encara as ruas de bicicleta todos os dias!

Eu já me enquadrei... e vc?

COMENTEM...


Baseado na matéria publicada na Forbes. Via Urban Velo.
Tradução e adpatação: Rogério Leite @ 2013.

Um comentário:

  1. Putz, to me encaixando no de tempo bom e de lazer.
    Aqui em ctba, até semana passada, estava frio e chuva, agora, so frio.
    Estou em tratamento e com um carro sobrando em casa, entao so venho de vez em quando trabalhar de bike, mais ainda nao to pedalando o tanto que queria. Mais vai mudar isto em setembro ou nao me chamo rafael, opa, perai kkkkkk

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010