15 de julho de 2016

E O PAPEL DO CICLISTA?


DICAS PARA OS CICLISTAS AUMENTAREM SUA SEGURANÇA!Fonte: DAQUI


Amigos...

A gente fala, fala, fala, mete o pau no comportamento dos MONSTRORISTAS, dos taxeiros tresloucados, nos que dirigem ônibus, nos motoqueiros desgovernados e em todos que torram gasolina, poluem o ar e enchem o saco!

Mas a gente não pode deixar de falar do ciclista também.  Não de todos, não daqueles mais responsáveis, que pedalam com prudência. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, como dizia minha vó. Entenda prudência como cautela em evitar riscos desnecessários, coisa que outro tanto de ciclistas não observa. Particularmente aqueles de baixa renda, só observando. Muitos cometem várias ações de alto risco, na boa, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Vejamos um exemplo, o carro está parado ao lado de um ônibus, portanto, o motorista não pode ver quem vem pela frente do ônibus, cruzando as linhas de tráfego. E de repente, surge na frente do ônibus, um ciclista com 4 garrafões de água na bike (portanto, pesada e menos controlável) executando uma peripécia quase mortal para ele, já que o carro tinha começado a andar e por pouco não o atropela.

Podemos culpar o motorista? Até que ponto é responsabilidade do ciclista evitar essas manobras?

Bem, vivemos uma situação de descontrole de tráfego muito grande, sem que o poder público entenda e atue para de algum modo, favorecer a segurança do ciclista. Não temos ciclovias, as poucas vão do nada a lugar algum ou são turísticas.  Mas ciclistas tem muito, e teria muitos mais se a infraestrutura ajudasse.

Então, a meu ver, o ciclista às vezes age de forma não segura por necessidade não suprida pelo poder público, que considera os carros como donos das ruas e com todos os direitos sobre os demais modais. Se eu tivesse de atribuir culpa, apenas uns 20% seria do ciclista, porque ele poderia ir por trás do ônibus, quando seria mais visível para os demais veículos. O motorista deve sempre dirigir devagar, sem arrancadas, especialmente se está numa situação de falta de visibilidade. Assim, pelo menos os 80% de culpa dele no caso de atropelamento, não vai causar 100% de morte!...

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010