Carissimos 3 leitores...
Sou neófito no uso do BUSU aqui em Salvador... Estou naquela fase de trocar de carro e pensando se vale mesmo a pena ter carro, pelo uso que dou a um contra o custo total de ter um!
Bem, andar de busu aqui na Soteropólis é uma aventura! Vejamos os problemas!
- No topo dos veículos têm o nome do DESTINO do ônibus. Assim em uma linha MIRANTE DE PERIPERI - ITAIGARA, indo para o Itaigara, tem ITAIGARA em cima. Até aí ótimo. Mas as rotas são grandes e você nem sempre vai para o final da linha. Pelo nome acima você nunca saberia que esta linha vai por BROTAS. Assim se você for para Brotas e passar um deste, você só pega se souber de antemão. Ou se conseguir ler o roteiro nas plaquinhas...
- Ah.. as plaquinhas...Os veículos têm pequenas placas indicando os roteiros na frente e na porta. Mas quem entende? Primeiro são super suscintas. Depois cita ruas e localidades, mas só se você conhecer bem a cidade pode ter algum significado. Eu conheço bem a cidade, mas ainda levo um tempão para decidir qual linha devo pegar, imagine um turista! As plaquinhas servem aos locais, que usam sempre ônibus, e que têm alta capacidade de leitura [e isto de dia!... imagine quem pega eles à noite!]...
- Ih...Coitados dos turistas...Qualquer cidade turística que se preze tem um bom sistema de informação sobre seus transportes públicos. Quase 10 anos atrás voei pela primeira vez para Madrid, cidade que eu não conhecia. Mas ao descer do avião eu sabia quais linhas eu devia pegar, e aonde saltar para chegar no hotel. Tudo servido pela internet!
- Outro abacaxi... a página da SETPS, empresa que "coordena" os transportes públicos em Salvador!... A SETPS tem um sistema online trôpego para informar o roteiro das linhas. É algo tosco. Você tem de garimpar a informação com microscópio para poder saber se ESTANDO NO PONTO A e querendo ir até o PONTO B qual linha pegar, onde pegar, onde saltar e quanto vai custar. Exemplo: AQUI você coloca o nome de uma linha...tipo CAB ou Brotas. Quando você der enter, ele mostra umas 30 linhas diferentes que passam por CAB ou Brotas. Ora, é um sistema muito burro! Bastava um campo: AONDE EU ESTOU e outro AONDE EU VOU, e na busca o sistema procurasse uma linha que passasse nos dois pontos. Mas o sistema te dá uma lista de linhas, os intinerários e os horários de 30 LINHAS, PARA VC OLHAR UMA POR UMA E FAZER UM TRABALHO BÁSICO DE UM BANCO DE DADOS!
- Nos pontos, outra alegria... Em alguns são encontrados MAPAS DE SALVADOR, com as LINHAS QUE PASSAM EM CADA PONTO! Mas não tem um mapa de por onde as linhas passam... GENTE... custava por o roteiro IMPRESSO de por onde as linhas seguem dali!!!
- Mas nós temos a nossa arma secreta! O calor humano do Baiano... você pergunta, e aparecem 200 opiniões de quais ônibus passam ali e para onde vão... mas nem sempre sabem POR ONDE VÃO... e se você não for especificamente para um fim de linha ou local de grande interesse [um shopping, um ponto turistico conhecido, etc..] você corre o risco de se perder!
- Para completar, a topografia da cidade e o isolamento das linhas não ajuda. Eu estou na região de Brotas, perto do Hospital Aristides Maltez. Precisava ir para o Rio Vermelho, largo da Mariquita. Pois pasme... mais fácil ir a pé, apenas 30 minutos! De ônibus precisaria de um ônibus entre a Dom João VI e a Vasco da Gama, seguido de outro da Vasco da Gama para o Largo da Mariquita. E ambos por poucas paradas, mas gastaria uma hora no mínimo! Se você é turista e não tem um SALVADOR CARD, vai gastar R$ 4,00 de passagens, para umas poucas paradas! Coisa de esperto!
- Gentem, Paris, cada ônibus "canta" para você o próximo ponto, e assinala em um mapa grande aonde você está. Você só se perde se não souber ler. E nem precisa falar francês!
- Em Madrid, quiosques de informação não só te mostram como ir de um ponto a outro da cidade, mas incluem todas as orientações necessárias... pegue o ônibus A até o ponto 3, salte e pegue a linha B, saltando no ponto 76, e por ai vai... difícil né!
Enfim, nossas autoridades gastam o nosso dinheiro e perdem inúmeras oportunidades de facilitar o uso dos transportes públicos de Salvador, fazendo 3 medidas simples:
- Integrando linhas com uma única passagem por um determinado tempo de uso.
- Informando de maneira fácil e simples quais linhas pegar, onde pegar e quando saltar, pela internet, em livretos impressos, adotando numeração única nas paradas, etc...
- Criando eixos de tráfego com linhas principais integradas com linhas bairro-eixo. Agilidade!
Enquanto isto medito porque é tão importante ter carro. Talvez já tenha respondido. Acho que vou olhar as ofertas!
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