13 de dezembro de 2007

Culto ao carro sufoca as cidades...

O título não é meu, mas de uma reportagem do Jornal do Commércio, daqui de Recife [http://www.jconline.com.br - que apesar de ser UOL não tem um bom sistema de busca dentro do portal...não encontrei o link para publicar!], publicado no dia 9/dez/07, em Recife. Fiquei muito impressionado com uma foto apresentada na matéria. Chamada com a legenda USO RACIONAL DO SISTEMA VIÁRIO, comparava o espaço ocupado por carros e ônibus em uma da maiores pontes da cidade, que vai do Recife para as praias de Boa Viagem. Uma simulação que eu fotografei e estou colocando aqui para ilustrar [espero que o povo do JCM não me processe, a intenção é divulgar e comentar, não denegrir ou lucrar com a imagem!]...




65 carros x 1 ônibus!

4 faixas ocupadas em 1/2 da ponte só para os carros!

1 faixa ocupada em uns poucos metros com um único ônibus, levando as mesmas 65 pessoas!


Os números são irracionais. Chegamos a um ponto que é impossível prolongar mais esta loucura. Nossa sociedade não faz nada além de acomodar-se. Nos encostamos e deixamos de usar as pernas, fazendo exercício, cuidando da saúde, e economizando o meio ambiente e energia. Depois não querem que o povo esteja obeso! No passado, as pessoas andavam mais, se mexiam mais, e viviam melhor. Hoje, tudo que o povo quer é um botão: um para abrir o vidro do carro, outro para travar o carro, uma direção hidráulica, um carro grande com ar condicionado gelado e de preferência que seja distribuído em todo o veículo. O mundo do conforto. Quem tem gosta e se acomoda. Quem não tem, quer ter, e com crédito fácil e mesmo com juros altos, corre atrás dos "sonhos" de consumo.

Uma hora você leitor vai ter de encarar o custo do que você leitor está fazendo. E você está fazendo isto com você mesmo, com seus filhos e netos. Seu mundo vai encolher, a poluição vai chegar e bater na sua porta, e vai destruir tudo.

Quem viver NÃO verá! Quem sobreviver, sofrerá!

2 comentários:

  1. Por essas e muitas outras devemosnos engajar pelo menos pelo #fimdapropagandadecarro. Ajude e divulgue.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que podia haver alguma restrição a circulação de propaganda dos carros. Não de todo, acho dificil. Mas é verdade que é dificil para a midia, impressa ou televisiva, sobreviver sem os anuncios deste segmento. São dependentes demais. Os jornais que assino em Recife estão cheios de anúncios de carro. Fica dificil a imprensa ser contra o carro se depende deles para pagar as contas!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010