6 de abril de 2011

OPÇÕES VÁLIDAS PARA A MOBILIDADE

Amigos...

Em Recife, temos a impressão de estar vivendo no meio de uma bagunça gerada pela falta de educação social, pela falta de fiscalização e apenas de educação doméstica mesmo, aquilo que as mães de antigamente diziam, de respeitar os mais velhos, e as pessoas em geral, para sermos respeitados!   E isto se torna pior quando o assunto é mobilidade.  Existe uma sensação generalizada de que as ruas estão entupidas demais, que a CTTU é uma lenda urbana e que não tem mais jeito, as coisas só irão piorar!  Quando usamos o transporte público que deveria ser uma alternativa viável e confortável, descobrimos que vivemos ainda na idade média, sendo transportados em carroções em avenidas com péssimo estado de conservação e com motoristas que simplesmente não ligam para os passageiros que estão levando. Não existe nenhum comprometimento com os passageiros, nem por parte do motorista, nem da empresa e muito menos de quem devia fiscalizar e garantir um transporte de qualidade, a prefeitura, a Grande Recife Consórcio de Transportes e tb a CTTU.

Somos gado! Sim, castrados de total poder de cobrança, entramos qual tapados em ônibus quentes, cheios, atrasados, e isto depois de um tempo enorme esperando a boa vontade.  Sim, somos gado! Porque bovinamente aceitamos a nossa sina, de pobres usuários de transporte público. Em momento algum se ouve uma reclamação, uma observação, um nada!

Por isto eu uso a bike. Comecei devagar, 2x por semana. Agora já vão 3x e em breve, serão todos os dias. Simplesmente, porque não dá para fazer em 40 minutos o que faço em 25.  Suor por suor, usar o ônibus não vale a pena, vou suar e muito do mesmo jeito! Ir de carro é uma besteira. Então só me resta a bicicleta. Nela me sinto livre, saio no meu horário, ando mais fresco (já que costumo ir de manhã cedo e voltar a noite!), e chego em menos tempo e menos estressado. E ainda faço meus exercícios aeróbicos.  Só me pergunto porque as pessoas não percebem que usar o ônibus não tem vantagem alguma! Você paga por um serviço porco, sujo, barulhento e quente. Não é de espantar que tantos desejem comprar um carro e porque o carro representa a liberdade, que não passa de uma expectativa ilusória e fulgaz que some ao enfrentar os primeiros engarrafamentos em um dia quente de verão, com, ou pior, sem ar condicionado! Só assim descobrem porque ter carro não difere muito de usar o ônibus.  Mas pelo menos, o ônibus se pode melhorar!

Mais e melhores ônibus, muitas bikes, e cada vez menos carros. Opte e viva melhor!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010