6 de maio de 2011

UFPe e a MOBILIDADE INDIVIDUAL



Amigos...

Observar o mundo e a cidade é foco deste blog. Mas meu mundo anda bem restrito, cheio de disciplinas e pesquisa no doutorado. Então a UFPe ultimamente tem sido "meu mundo"!  Ir e vir para lá, e também andar por lá!  E como usuário pedestre do campus do Recife, tenho a ingrata missão de descrever o péssimo posicionamento dos pedestres na mobilidade para acesso e dentro do campus! Não estamos nem no fim da escala: nós não existimos!
O acesso ao campus já havia sido comentado em posts anteriores, dada a dificuldade imposta pela segurança e economia com uma simples guarita e um guarda. Isto obriga todos os veículos, inclusive as bicicletas, a entrarem pela "ROTATÓRIA DA MORTE".  Esta decisão de deixar o acesso de veículos por apenas uma porta mostrou-se mais uma vez equivocada neste último período de chuvas fortes em Recife (entre o meio de abril e hoje, espero!).  A BR101, o "fosso" que cerca o Recife quando chove, faz qualquer acesso entre o resto da cidade e o campus ficar limitado a quem tiver carro grande ou que venha de ônibus. Mas de qualquer forma, enfrentando longos e demorados engarrafamentos. E só para economizar uma garita e um guarda!  Pelo menos uma via alternativa devia EXISTIR. Um portão com cadeado na Escola de Química, ou no CTG para permitir um acesso por outro ponto do campus em dias assim!
Se motorizado ou de bicicleta a mobilidade é tão mal gerenciada, para os pedestres o buraco é mais embaixo! Estudei na UFPe até 1986, o campus era mais ou menos da mesma forma, mas esperei que com mais de 25 anos, já tivessem posto pelo menos calçadas nas ruas! São vários os espaços onde as calçadas não existem, e onde você anda na rua ou no mato!  Existe um projeto em andamento de reforma das calçadas na Avenida dos Reitores. Beleza, vão ficar lindas! Enquanto isto o acesso entre o CCEN e a reitoria deve ser feito pelo meio da via, molhada, com agua empoçada, e ainda compartilhado com carros e ônibus. Ir do CTG ao Centro de Convenções, idem. O próprio campo no meio das duas vias da Av. dos Reitores poderia ter uma calçada circundante, e o campo, algumas árvores, uma pracinha, ao invés de um enorme nada cheio de mato!
Andar no campus, o que deveria ser uma atividade agradável, um local aberto e seguro, não é, pela dificuldade de acesso e pela falta de espaços dedicados aos pedestres.
Pena que nossos gestores não andem a pé, nem de bicicleta, nem de ônibus, e acho que nem mesmo dirigem!  Porque se o fazem e passam por estas situações e não tomam medidas para remediar isto, que gestores são estes?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010