28 de setembro de 2011

O CAOS E A ORDEM

RECIFE... Como seria maravilhosa se fosse assim tão bela de perto também!
Amigos...

Não costumamos valorizar a ordem. Pelo menos, os políticos que gerem o Recife não o fazem. A ordem parece sempre algo da DIREITA que marcou a ditadura, algo de militar, de nocivo ao povo.  Vai que isso explica o caos em que estão nossas ruas e avenidas, em que anda o nosso transporte coletivo, e em que estão nossas calçadas. Nosso espaço público precisa de ordem.

E ordem no espaço público é o seguinte:
  • Ruas e avenidas - Limpas. Se forem asfaltadas, sem buracos, sem desníveis ou remendos.  Se não forem asfaltadas, pelo menos planas e sem buracos ou poças d´água.  Qualquer buraco feito para consertar água, por exemplo, deveria obrigar a quem fez a recapear a rua toda, exigindo planejamento público.
  • Sistema de coleta de água de chuva - funcionando, sob pena da prefeitura ter de providenciar transportes para pessoas quando a cidade alagasse.
  • Sinalização - manter a pintura de meios-fio de branco ou amarelo, sem falhas, além de toda a sinalização vertical necessária ao bom funcionamento da via pública.
  • Calçadas - Ordenadas e padronizadas. Mantidas pelos proprietários, multados se não. Multados de novo, e de novo, e de novo, até que o proprietário arrumasse ou perdesse o imóvel se não fizesse.  A calçada é sua, mas o espaço é público, e precisa ser mantido a todo custo em boas condições para todos.
  • Mobilidade - Prioridade para o transporte de massa, veículos individuais motorizados ou não. Veículos de passeio em último plano, se sobrar espaço. Estacionamentos só privados.
  • Espaço Urbano - Exigência de estudos de impacto na mobilidade para todo e qualquer empreendimento ou imóvel de grande porte que demandasse fluxo elevado de pessoas.
  • Segurança - Atuar para terminar com todos os locais inseguros da cidade, oferecendo a simples presença e ação rápida da polícia. 
  • Áreas verdes e árvores em geral - mantidas à qualquer preço. Em caso de caírem por maus tratos ou descaso, obrigação de imediata reposição de dez vezes o número de árvores perdidas e obrigação de manutenção por tanto tempo quanto idade tiverem as árvores perdidas. Recife depende delas para manter o clima ameno.
Uma cidade dessa seria digamos uma maravilha, mas alguns perguntariam quem pagaria por isso. Isso já está pago por nossos impostos, mas os gestores não usam os recursos que recebem da cidade para dar a ela condições de ser um bom local para se viver. Tudo vai para a política, para ajudar a alguns, e para o bolso de muitos!  Então vamos vivendo, de brigas e mais brigas de joões, sem rumo e sem futuro. Você pode mudar isso. Fique atento e vê se da próxima, escolhe melhor quem você põe para cuidar de sua cidade!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010