15 de abril de 2012

INÉRCIA, GRANA OU DESCASO...

A CÉSAR o que é de César...
A LOS ANGELES o que é de LOS ANGELES...
A RECIFE...



Amigos...

Como sempre olhando, percebo que os gestores do tráfego do Recife são essencialmente ineptos.   Em matéria de Roberta Soares no JC de hoje, domingão, são apresentados vários pequenos trechos que modificariam a mobilidade de alguma forma no Recife.  Resumindo, a matéria sugere abrir espaços em lugares que não se entende não terem sido feitas as obras, como na Beira Rio (Graças) ou nas margens do Canal do Arruda. Rios de dinheiro correm hoje para fazer obras faraônicas, quando pequenas e baratíssimas intervenções teriam um grande impacto.

Infelizmente, mesmo essas não são ainda as mais baratas intervenções para mudar a cara da mobilidade local, se como todas as voltadas para o carro, funcionarem por tempos muito curtos, saturando rapidamente.  A melhor e mais eficiente mudança para resolver o problema não custa nada: DECIDIR QUE O TRANSPORTE INDIVIDUAL POR AUTOMÓVEL NÃO É PRIORIDADE.

Se todos os investimentos fossem voltados para fazer os ônibus andarem e os ciclistas se integrarem a eles, deixando a quem só quer usar o carro esperando em milhares de congestionamentos por horas, as pessoas iriam sentir no bolso e no relógio, e migrariam para os sistemas públicos de transporte e para a bicicleta.  Ao invés de asfaltar mais uma rua para os carros passarem, criar uma rede de ciclovias populares alimentando os corredores de ônibus rápido, funcionaria muito melhor e atenderia a muito mais pessoas.  Foi o que foi feito em Bogotá. 

E não nos enganemos, funcionaria aqui porque o perfil da população de Bogotá, tanto educacional como financeiro, é muito próximo do nosso. Soluções a LOS ANGELES funcionam para cidades com o perfil populacional e de renda dos habitantes de LOS ANGELES. Para o Recife, temos mesmo é que olhar para quem parece conosco, para quem tem os mesmo problemas, o mesmo tipo de educação (acho que nesse ponto, a deles é melhor!), para as mesmas necessidades de mobilidade de baixa renda.  Pena que obras assim não movimentem muito a vontade dos ge$tore$$$$ do Recife.  Falta motivação, sobra inércia...

Menos carros,  mais ônibus e bicicletas.  Isso sim, seria uma obra para a mobilidade da população real do Recife!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010