![]() |
Talvez Recife precise de campanhas assim junto aos próprios motoristas... quem sabe se vendo a foto em outro ônibus eles evitam imprensar quem pedala em paz! Foto: Cristiano Machado, extraída daqui. |
Ontem tive a oportunidade de esperar um ônibus na Conde da Boa Vista, artéria central do Recife. Fui buscar uma lente de minha câmera na oficina, e assim me pus a observar o tráfego no final da avenida, junto a Ponte Duarte Coelho. Inúmeros ônibus ocupam as duas faixas disponíveis em cada sentido, algumas motos, um ou outro taxi, mas muitas e muitas bicicletas se metendo de forma quase acrobática pelo meio.
Entendo que o tráfego não foi pensado para os ciclistas. Sempre precisamos nos arriscar no tráfego. A lei é bem clara, deveríamos ir pela faixa de baixa velocidade, junto ao meio fio. Mas a área é cheia de paradas de ônibus, o fluxo intenso. E poucos são os ciclistas que respeitam as normas básicas de segurança.
O conflito ciclistas-ônibus tem aumentado no Recife de uns tempos para cá. Diversos relatos de "finas educativas" tem sido postadas nas redes sociais ultimamente. Essas finas devem estar acontecendo faz tempo, mas os usuários de bicicletas cinco ou seis anos atrás eram em sua maioria pessoas de baixo nível de escolaridade e as redes sociais não eram um serviço tão comum como hoje. De uns dois ou três anos para cá, o crescimento das redes e o aumento no nível de escolaridade média do ciclista urbano e diário tem tornado claro o péssimo relacionamento com os ônibus. Juntemos a isso o aumento da frota de carros nas ruas, gerando mais e mais engarrafamentos e problemas de tráfego, mais o calor e a seca que tem assolado o Nordeste como um todo, temos a receita ideal para gerar motoristas de ônibus cansados, estressados e com pouca paciência. Qualquer mínimo impecilho, vira motivo para uma violência.
E note que ciclistas são mesmo impecilhos mínimos. Não se justifica nenhuma agressão contra eles, ou contra pedestres e usuários dos próprios ônibus. Eu também ando de ônibus, e vejo todos os dias a irritação que os motoristas apresentam, especialmente nos horários mais quentes do dia. Já presenciei motorista batendo a porta na cara de um usuário mais lento e saindo sem mais, apesar dos protestos de todos. A irritação dele era enorme e sem nenhum motivo justo.
Resumindo, você que pedala em qualquer cidade do Brasil, fique atento e evite correr riscos que atraiam a ira dos motoristas de ônibus. Ele pedir desculpas depois de ter matado você não vai adiantar nada!
COMENTEM!!!