3 de julho de 2013

BICICLETA É VEÍCULO, MAS TODOS ENTENDEM ISSO???

Amigos...

Relato um caso que aconteceu comigo, hoje.  Observei um ciclista na praça do Internacional, entrada da Politécnica simplesmente parar NO MEIO DA RUA.  Ele não respeitou a simples idéia de que ao parar, deve procurar parar sem que o trânsito pare junto. Se cobramos que a rua não é dos motoristas, que ao comprar o carro eles não compraram a rua, também como ciclistas devemos respeitar o espaço de todos.  Alguns minutos depois, passa o mesmo ciclista, saindo da rua da Poli para o Sport, agora acompanhado de outro. Sai pelo meio da pista, sem sinalizar, e atravessa para o canteiro central, porque pretendia pegar o canal rumo Afogados.  Mas brinca, no meio do tráfego.  Pedala como se estivesse em um grande parque de diversões.  Se arrisca, em zig-zag.  Abro o vidro, e passo um sabão nele.  É difícil levar a sério quem não leva a sério o risco da própria vida.  Ele sorri, ignora. O sinal abre, ele dispara em uma roda só, se exibindo, atravessando na frente dos carros que voltavam pela Abdias.  Louco?!  Adolescente!

Falamos a todo dia, hora e oportunidade que os motoristas precisam respeitar os ciclistas, que existe um total descaso, algo até muito agressivo.  Mas sempre passamos a mão na cabeça de adolescentes e jovens que acham que podem transformar as ruas em seus parques infantis particulares.  Como em toda brincadeira infantil, existe uma componente de risco nisso também, mas nesse caso é risco de morte!  A falta de cultura, a ignorância da população em geral quanto a segurança, e a falta de perspectivas e horizontes de vida, fazem com que uma parcela da nossa CICLOSOCIEDADE precise urgentemente de ações de esclarecimento.  Vejo que muitos ciclistas são contra campanhas assim, alegando que afasta os ciclistas, induz ao medo de pedalar na cidade.  Mas será que um ciclista salvo por uma campanha assim não vale o risco de perdemos alguns para o medo? 

Para mim, vale!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010