![]() |
Cinquentinhas... Foto: Roberta Soares/JC |
Observo, a cada dia, um crescimento do número de ciclistas pedalando para o trabalho. Essa "pedra", eu tinha cantado que ia acontecer algum tempo atrás. Quanto mais carros, pior o tráfego, e as soluções necessárias levam muito tempo, ainda mais quando o governo precisa tomar decisões impopulares para os "donos da rua"! Junte isso com o aumento dessas discussões sobre a bicicleta e a mobilidade na mídia impressa, e algumas iniciativas como a Bike-PE e a ciclofaixa móvel, que fomenta a bicicleta de forma lúdica, e pronto, explicamos o crescimento.
Esse aumento também tem acontecido, de forma ruim, nas motocicletas e ainda pior nas "cinquentinhas"! Pior porque muitos dos seus usuários não gostam de seguir regras e tem nas mãos, um veículo potente e ágil. Eles não exigem a força das pernas e o fôlego para ziguezaguear feito loucos, e a falsa sensação de liberdade joga por terra qualquer resposta racional. O resultado vemos todos os dias nas ruas, na mídia e nos hospitais.
E mesmo assim tem ciclista que age do mesmo jeito. Sobe em calçadas, roda perigosamente pelo contrafluxo, tira finos e desafia veículos mais pesados. Educação faz falta! E essa precisa ser uma luta de todos. Não podemos entrar no mesmo esquema que gerou isso que aí está! Não devemos deixar de lutar por uma cidade melhor!
"Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua."
(do espírito de André Luiz!)
Comentem...