31 de agosto de 2016

OS 7 QUILÔMETROS...


Quase qualquer lugar na cidade fica entre 7 e 14 km de distância. 

Amigos....

Copenhague, Amsterdam, cidades cicláveis, espelho para todas as cidades que pretendem ter uma qualidade de vida melhor.  Ambas tem boa parte da cidade acessível num raio de até 14 km, a partir do Centro.  Amsterdam, tem esses 14 km como raio de uma área circular de 28 km. Em Copenhague, os 14 km partem de um ponto no centro, perto do mar, em um semicírculo que abrange quase toda a cidade.  Recife é parecida com Copenhague. Partindo do marco zero, temos 14,6 km até Camaragibe, 6,6 km até o Varadouro em Olinda, e pouco mais de 11 km até o final de Piedade, começo de Jaboatão.

No tráfego, sem correr, você pedala normalmente a 14 km/h de média.  Dessa forma, 7 km se faz em cerca de meia hora, sem suar.  E sem ciclovia. Com ciclovia, tendo prioridade, com certeza se faz mais que 14 km/h.  Recife é plana e tem pontes. Mas Amsterdam tem muito mais pontes, e canais em toda a cidade, o que obriga o povo a fazer mais voltas. Recife tem uma estrutura de avenidas que irradia do Marco Zero, e algumas das avenidas "mais retas" do mundo.  Então o que falta para termos uma estrutura cicloviária que tire carros das ruas, que reduza o uso do transporte público (e com isso, melhorando ele!), que melhore a saúde da população, que reduza os gastos do SUS, e que finalmente, melhore a vida de todos?

Vontade. Coragem.  Iniciativa.

Esse ano, você pode mudar isso escolhendo bem quem vai governar a cidade. Chegou a hora de colocar na PCR alguém que seja realmente comprometido com a melhora do tráfego da cidade, que tire fora essas antas que controlam o "projeto" de mobilidade da cidade e que só privilegiam o carro particular. Chegou a hora de cobrar o plano cicloviário, as soluções de menor custo para disponibilizar a infraestrutura para tornar o Recife mais humano, menos máquina.

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010