2 de dezembro de 2016

SUBIDAS, OH INFERNO...

LADEIRA DA MISERICÓRDIA, toda calçada de pedras irregulares.
Andando é difícil, de bike eu acho impossível!
foto: DAQUI

Amigos...

Eu estava lendo essa matéria na Revista BICICLETA e fiquei pensando em como as subidas são indigestas para o ciclista, especialmente aqueles que como eu, apresentam um "excesso de inércia", também conhecido como banha! E tem quem ache as descidas melhores, mas elas também precisam ser ponderadas, porque dependendo da inclinação e do piso, a velocidade final pode levar o ciclista a capotar em acidentes muito graves.

Então resolvi revisar a matéria, para o ponto de vista do ciclista de "alta inércia"!

1 - Pense positivo.
Ah, o poder do pensamento positivo!  Vc se imagina lá em cima, flutuando nas nuvens, megarange engatada, cada pequeno esforço seu sendo usado para subir a ladeira, que você tem certeza que vai vencer. ACORDA, DESCE DO PÉ DE ALFACE, ALICE!  Tenta, joga a megarange, e tenta. Mas se não der, nada de vergonha. Desce e empurra. O que não pode é desistir. Até o melhor dos melhores já empurrou uma bike ladeira a cima!

2 - Escolha a bike que vai usar.
Ora, vc já está no pé da Ladeira da Misericórdia, em Olinda, onde você chegou pedalando sua aro 26', tem mais nada a fazer. Ou sobe no pé ou empurra. Já decidisse?!

3 - Respire corretamente.
Oxe, tem um momento que vc não sabe se respira ou pedala, os dois ´tá difícil!  O paredão está lá, vc fazendo um "esforço do cão", gemendo e chorando para conseguir 10 cm a mais.  Para, respira, desce da bike e empurra. Se vc tiver um ataque cardíaco, você morre, porque o SAMU também não consegue subir essa p...!

4 - Cadência e esforço.
PQP &%#$!@¨%#!@&*&¨#, quem é que consegue olhar para ciclocomputador enquanto luta para não empinar a bike, luta para continuar subindo, e luta para aguentar o povo dizendo "vamos, vamos" para o "alto e avante"! Cadê meu canhão laser quando eu preciso dele!?

5 - Sentado ou em pé.
De qq jeito que der. 10 metros depois de iniciada a subida, você já está desejando matar o fdp que te trouxe ali! Porque o mundo não é só descida?!?!

Então, desde que você não está competindo com ninguém, que é apenas um passeio, vendo lugares legais, mesmo um cicloturismo ou uma cicloviagem com amigos, fique esperto e economize seus joelhos.  Faça umas selfies subindo, vá devagar, e se for preciso, DESÇA E EMPURRE.  Você não deve nada a ninguém que esteja te obrigando a subir montado na bike.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010