14 de abril de 2017

A LEI É A LEI...VÁ DISCUTIR NO CONGRESSO!



Amigos...

Todos já devem ter ouvido falar que, no Brasil, tem lei que "pega" e lei que "não pega". Já se começa errado quando a gente ouve isso. Por definição, as leis impõem deveres e direitos aos cidadãos de um país. Você pode não gostar, não conhecer, nem aprovar, mas você é obrigado a seguir as leis do Brasil.  Se você não gosta, não conhece ou aprova, você sempre pode se mexer para mudar a lei, através de projetos de iniciativa popular, angariando assinaturas, brigando para o legislativo mudar a lei. Isso pode ou não acontecer, mas não vai mesmo acontecer se ninguém se mexer.
Se você não conhece a lei, ainda sim, ela te alcança. Porque você não pode alegar desconhecimento da lei para não segui-la. Se você discorda dela, não é com o guarda na rua que você vai convencer a mudar a lei.
Assim posto, entenda de uma vez por todas, que o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, estabelece:

  1. que a Bicicleta é veículo (art.96,II,a,1), mesmo que você acha que ela é apenas um brinquedo;
  2. que ela tem o direito de transitar nas vias públicas (art.58) e até pelas calçadas em casos especiais (art.59), e sem essa de que só nas ciclovias, ciclofaixas e cicloFALSAS!
  3. que ultrapassar um ciclista a menos de 1,5 metros ou em alta velocidade é infração média, com multa (art.201) e pontos na carteira, porque põe a vida do ciclista em risco!

E por outro lado, como ciclistas temos direitos e deveres, especialmente se estivermos desmontados (art.68, § 1º).  Inclusive, podemos ter a bicicleta apreendida se formos para a calçada e pedalarmos de forma agressiva (art. 255).  Ciclista consciente não pedala na calçada. Desce e empurra.

Resumindo, se você vir um ciclista na rua, de dentro do seu carro, respeite, dê espaço, não pressione, não fique acelerando colado na bicicleta. Você queira ou não, ele está certo!

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010