25 de setembro de 2017

UMA PEDALADA MAIS INTERESSANTE...



Amigos...

Outro dia, um amigo comentou comigo sobre o porque eu usava expressões como "COSTURANDO A CICLOFAIXA" ou "LAMBENDO A CICLOFAIXA".  Isso me levou a esse post onde explico o porque e como isso tem a ver com a ideia de explorar as m... que a Prefeitura faz, de uma forma positiva e criativa, para o bem da bicicleta e de seus usuários.

A ciclofaixa em questão é a CICLOFAIXA DE TURISMO E LAZER que a Prefeitura inventou para estimular o uso da bicicleta - se bem que para o lazer apenas.  Isso porque só funciona aos domingos e feriados, e não afeta ao usuário diário da bicicleta como meio de transporte. É uma versão moderna do "circo" romano, da famosa frase PÃO E CIRCO, atribuída à Nero.

Bem, voltando... passei a usar as expressões COSTURANDO ou LAMBENDO para passeios que eu uso pequenos trechos dessa ciclofaixa para integrar com as ciclovias da cidade.  Recife tem poucas ciclovias, geralmente ligando o nada a lugar algum.  Essa forma de usa-las expande a capacidade do usuário de ver a cidade, ver seus problemas, ver sua geografia e captar suas necessidades de mais infraestrutura para o ciclista.

Ao COSTURAR a ciclofaixa, eu enfatizo os cruzamentos da minha rota com a ciclofaixa, de forma a conhecer as cercanias por onde a ciclofaixa passa e sem ficar retido ao traçado que a prefeitura quer.  Eu faço meu caminho, em torno da ciclofaixa e expando as minhas possibilidades como ciclista.

Ao LAMBER a ciclofaixa, eu faço a mesma coisa, mas sem necessariamente cruzar a ciclofaixa. Entro e saio em pequenos trechos, de uso meu, enquanto amplio as áreas no entorno da ciclofaixa.

Em ambos os casos, a rota tende a ser maior.  No mapa, eu mostro em vermelho a última rota - que foi meio abortada por conta da chuva - de uma "lambida"!  Em laranja a ciclofaixa de lazer e turismo. E em azul, os pedaços das ciclovias da cidade... Pode ser visto que parte da rota feita beira a ciclofaixa em alguns pontos na região central e norte da cidade.

Se você se decide a ir com seus amigos para um passeio de bike, experimente costurar ou lamber a ciclofaixa. Você vai ver o quanto a nossa cidade permite pedalar e ir além do que a PCR pretende de você...

SEMANA QUE VEM, TEM OUTRA LAMBIDA!!! kkkk

COMENTEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010