18 de janeiro de 2021

VICIADO EM CICLOFAIXA MÓVEL

 Amigos...

Anos atrás, a prefeitura do Recife começou um esquema de montar uma ciclofaixa dedicada ao lazer nos domingos e feriados nacionais. A famosa CICLOFAIXA MÓVEL recebeu e recebe críticas desde sua primeira implantação.  A maioria das críticas diz respeito a ideia de que precisamos é mesmo de ciclofaixas e ciclovias PERMANENTES em toda a cidade, todo o tempo e não apenas nos fins de semana e feriados. A ciclofaixa também foi inicialmente para bairros nobres e para "inglês ver", saindo da Jaqueira até o Marco Zero, deixando de fora o grosso dos ciclistas que usam bicicleta no dia a dia. Posteriormente, outros segmentos foram e continuam sendo acrescentados, mas a natureza de lazer não foi alterada.

Por outro lado, a prefeitura começou a implantar ciclofaixas e ciclovias em outros traçados na cidade.  Santo Amaro hoje tem uma boa malha de ciclofaixas e é cortada por uma ciclovia. A Boa Vista recebeu a Parque Amorim-Rua do Hospício, via Riachuelo. Trechos de conexão entre Riachuelo com as de Santo Amaro em três pontos, criam uma rede muito útil ao usuário do dia a dia.  Outros trechos entre Espinheiro, Rosarinho e Jaqueira ampliam as possibilidades tanto de lazer quanto de mobilidade. Mais e mais trechos vão sendo criados, e aumentam a quilometragem disponível inclusive para o lazer de fim de semana.

Em alguns finais de semana, quando tem o ENEM por exemplo, não colocam a ciclofaixa móvel. Mas existem ciclistas usando o mesmo espaço "como se a ciclofaixa móvel estivesse ativa!". As ciclofaixas FIXAS por outro lado, ficam VAZIAS. Mas os espaços NÃO DEMARCADOS da ciclofaixa MÓVEL ficam muito ocupados. São verdadeiros viciados em uma rota fantasma.

Outro aspecto interessante é que esse efeito fantasma demonstra que a ciclofaixa móvel é menos necessária nos fins de semana.  Seria muito importante durante a semana, quando o tráfego de automóveis é muito elevado. 

Se você pedala só no fim de semana, dê uma chance as ciclovias fixas e ciclorotas demarcadas no Recife.  A maioria já tem continuidade, sai de um ponto para outro. Com as rotas demarcadas de vermelho e separadas por tachões, o tráfego é bastante respeitador dos ciclistas.

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010