30 de abril de 2011

CICLOVIAS, CICLOFAIXAS OU FAIXAS COMPARTILHADAS?

Amigos...

Em referência a LEI Nº 17.694./2011 sobre o Sistema Cicloviário do Recife, fiquei pensando sobre CUSTOS enquanto pedalava pela cidade.  Vamos as definições que importam (todas devem ser delimitadas e sinalizadas, então isto não as diferencia!):
  1. CICLOVIA : Exclusiva, com piso especial e segregada do resto dos veículos;
  2. CICLOFAIXA: Exclusiva, pintada no asfalto mesmo e NÃO segregada;
  3. FAIXA COMPARTILHADA: NÃO exclusiva, NÃO segregada e pode ser nas calçadas.
O essencial é isto. Óbvio que por ordem de custo, as CICLOFAIXAS são as mais baratas, e digamos que uma CICLOFAIXA COMPARTILHADA, seja uma versão das CICLOFAIXAS, onde não couber mesmo "exigir" a exclusividade.

Recife é uma cidade com muitos problemas além da mobilidade. Alaga, faz muito calor, o asfalto é uma desgraça, volta e meia afunda porque é sempre muito "bem feito"! Tem problemas com camelôs, tem carroceiros - não são comuns em outras cidades -, tem muita falta de educação social, enfim, uma pá de coisas onde a prefeitura tem de colocar recursos além da estrutura cicloviária. Realmente irreal ficar pensando que em um curto espaço de tempo ela vá querer por muitos recursos em uma enorme rede de ciclovias segregadas.

Vamos partir então para a solução mais econômica: AS CICLOFAIXAS.  O que se gasta para fazer uma ciclofaixa/km pintado e sinalizado é uma miséria, e se for bem feita, dura bastante. Mas isto precisa ser feito com educação em paralelo. Porque não vamos ter respeito se a população não entender que ter ciclofaixas representa um avanço rumo à uma mobilidade melhor. Que os ciclistas cobrem e respeitem o espaço dado a eles. Que os motoristas respeitem o espaço do outro, entendendo que somos menos um carro ali na frente dele, e portanto, menos problema para ele. Que o poder público faça, mas cobre, vigie, policie, pelo menos por um bom tempo. A educação via anuncios e palhacinhos não resolve realmente se não tiver um bom fiscal para multar os infratores!

E vamos pedalando!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Meu caro, minha opinião vai por etapas: A última etapa seria a ciclofaixa, haja vista que o seu êxito depende muito de uma população bem educada e devidamente fiscalizada, coisa que não temos ainda. As ciclovias estão, a meu ver, em primeira necessidade pelo poder de comportar ansiedades de cicloesportistas, cicloiniciantes e ciclousuários do dia a dia. A faixa compartilhada é na verdade para mim uma utopia e realidade atual, embora meu entendimento atual encare a faixa compartilhada como a "pós-graduação" das ciclofaixas. Ou seja, nesse emaranhado o que sei é que hoje tá tudo errado!

    ResponderExcluir
  2. Realmente acho que qq cidade precisa de CICLOVIAS em grandes corredores, CICLOFAIXAS em avenidas de menor fluxo, e CICLOFAIXAS COMPARTILHADAS alimentadoras das outras duas. Seria o máximo! Mas tenho de reconhecer que é um grande passo, uma despesa muito grande, e uma queimação política que nenhum prefeito toparia a menos de 2 anos da eleição (tá, eu sei que depois de um ou dois anos, ele seria ENDEUSADO, mas aí, já perdeu o emprego!)!

    Me contento, HOJE, se limparem, repintarem e ressinalizarem o que já existe!
    AMANHÃ, ciclofaixas em grandes corredores, e quem sabe, algumas em avenidas de menor fluxo.
    DEPOIS DE AMANHÃ, ciclovias em cima das ciclofaixas dos grandes corredores, e aumento nas ciclofaixas em geral.

    Tudo é um processo, como dizem os ongueiros!

    ResponderExcluir
  3. =========================
    Rogério respeito muito sua opinião sobre tudo o que se faz para melhorar a vida dos ciclístas em nossa cidade mas a respeito de cilovia e ciclofaixa tenho a seguinte opinião:

    1-ciclovia seria um ganho maravilhoso e muito bem vindo e que nós sabemos que se houvesse vontade política dos nossos governantes seriam possíveis de se implantarem com relativamente poucos gastos e sem idéias mirabolantes.
    2-ciclofaixas para mim são uma piada só “funcionam em alguns dias e horários”,não protejem os ciclistas dos parodiando Enio Paipa monstoristas, que tiram cada fino ou se vc não tiver uma malicia pode se acidentar seriamente comigo principalmente alguns monstros dos ônibus já botaram pra cima de mim tentando me atropelar então sei o que digo, caso houvesse ciclovia estariamos dentro dos gêlos baianos mais protegidos e no nosso espaço.
    Abraço
    =============

    Respondo....

    Concordo Gilberto que não temos um povo educado o bastante para fazer das ciclofaixas um sucesso imediato. Por isto, precisam ser projetadas aos poucos, interligando vias periféricas. Ir "tomando a sopa quente pelas beiradas"! Porém, defendo as ciclofaixas como uma forma de ir gradativamente introduzindo a bicicleta na vida da cidade. Já se comprovou que a delimitação do espaço, mesmo por uma única pintura de chão, cria na cabeça do motorista uma consciência de espaço compartilhado. E isto vai gradativamente mudando a forma como as pessoas veem os ciclistas e como os ciclistas devem se comportar no tráfego. Eu adoraria se a cidade fosse toda transformada com ciclovias. Mas tenho os pés no chão: antes limpar o que temos e expandir o máximo com o mínimo de recursos, do que nada fazer!

    Rogério

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010