O Governo do Estado lançou ontem o pacote de medidas para melhorar a mobilidade na zona metropolitana no Recife. O pacote PEDALA PE inclui cerca de 100 km de ciclovias e algumas medidas de estímulo. No futuro analisarei ele detalhadamente, caso a caso. Por hora, deixo o email que recebi da Secretaria das Cidades com o descritivo do programa.
Boa leitura e COMENTEM!!!
--------------------------------------
Olá, Pessoal!
Bom dia!
Nosso Programa Pedala PE é uma realidade, gostaria de esclarecer que o projeto das ciclovias foi do arquiteto Marcelo Bione que trabalha na Secretaria das Cidades do Estado e que não teve intervenção de nenhum vereador. O mérito todo foi do Secretario das Cidades (Danilo Cabral) do Governador e do arquiteto Marcelo Bione. Vou disponibilizar para todos o adesivo da campanha educativa “Respeite o Ciclista”. Segue uma parte do Programa:
Ciclovias:
- 11,2 Km para recuperação ciclovia entre Paulista/Olinda (PE15);
- 10,1 Km de implantação de ciclovia entre Igarassu/Abreu e Lima.
- 5,2 Km de implantação de ciclovia entre a Pan-Nordestina/Fábrica Tacaruna;
- 4,9 Km de implantação de ciclovia entre Tacaruna/Estação Joana Bezerra.
- 30,6 Km de implantação de ciclovia entre Abreu e Lima(PE15)/Jaboatão (Cajueiro Seco);
- 6,1 Km de implantação de ciclovia na Av. Caxangá;
- 3,0 km UPA Caxangá/TI da estação Camaragibe (Av.Belmino Correa)
- 6,3 Km de implantação de ciclovia entre Camaragibe (Timbi)/São Lourenço (Cidade da Copa);
- 10,1 Km de implantação de ciclovia no sistema viário Fragoso Olinda.
- 4,5 km divisa Olinda/Recife até o metrô centro
- 13,1 km Via Metropolitana Sul - Lagoa Olho D’água
- 1,2 km Via de ligação da Av. Luís Correia de Brito com a Agamenon Magalhães
Integração – Bicicletários serão construídos nas sete estações de embarque e desembarque do Corredor de Transporte Fluvial (Programa Rios da Gente) e ainda nos 25 Terminais de Integração (somando os que estão em operação e os que serão construídos até o final do ano) - um investimento de R$ 391 mil.
Parceria Estado/Municípios – Com a publicação do decreto estadual de incentivo a implantação de equipamentos cicloviários nos municípios pernambucanos, a Secretaria das Cidades iniciará o processo para a assinatura de convênios com os municípios interessados, garantindo parcerias para implantação de ciclovias, ciclofaixas, paraciclos e bicicletários.
Incentivo Fiscal – Um decreto garantindo o benefício fiscal em cima do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) para as empresas montadoras de bicicletas que se instalarem no Estado também faz parte do pacote de ações do PEDALA PE. A partir do decreto de nº 14.876, as fábricas de bicicletas que se instalarem no Estado de 1º de Agosto de 2012 a 31 de julho de 2024, terão 75% de incentivo fiscal.
Academias das Cidades - Bicicletários serão construídos em todas as Academias das Cidades até 2013. Hoje são 135 Academias em funcionamento e outras 24 estão sendo construídas. Uma licitação já foi aberta para contemplar as já existentes. As que estão em obras já serão entregues à população com o equipamento cicloviário. O custo para esse investimento é de R$ 938 mil.
Selo Empresa Amigo da Bicicleta – Todas as empresas privadas que já possuem bicicletários e vestiários ou que venham construir essa estrutura para os seus funcionários podem solicitar à Secretaria das Cidades o “Selo Empresa Amigo da Bicicleta” - um reconhecimento público às empresas que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte, ajudando a preservar o meio ambiente e a dar mais mobilidade ao trânsito. Para obter o selo, a SECID, após a solicitação das empresas, encaminha uma equipe para fazer a comprovação e o estado de conservação dos equipamentos.
Rosaly Almeida
Coordenadora de Acompanhamento de Orçamento e Projetos
Secretaria Executiva Especial de Mobilidade
Secretaria das Cidades
81 9976.1783
81 3181.3341
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!