30 de agosto de 2012

EU APOIO ESSE MANIFESTO!

Manifesto pela democratização da mobilidade

  • “Pedalo também e apóio as ciclovias, desde que não atrapalhe a mobilidade dos outros modais”.
  • “Se não há espaço para se colocar essa ciclovia, vamos deixar o espaço para quem paga os impostos”.
  • “Pegue sua bicicleta e vá brincar em outro lugar”.
  • “Corredor de ônibus na Av. Recife? Não tem espaço!”
  • “Deveriam em vez de tirar espaço pra ciclofaixa, alargar mais as vias do bairro.”
  • “Se a maioria das pessoas se desloca de carro, por que dar espaço para bicicletas?”

Essas são algumas frases que foram ditas e repetidas durante estas últimas semanas por alguns críticos das ciclofaixas de Casa Amarela. Elas revelam principalmente uma hipocrisia de uma parcela – esperamos que pequena – da sociedade zona nortista, que se vangloria de morar num bairro arborizado, e de uma época em que a Av. 17 de agosto tinha quebra-molas. Esses cidadãos orgulhosos de morar num bairro tranquilo, seguro, bucólico não percebem que Casa Forte, Parnamirim, Casa Amarela, não são mais os mesmos, só existe no imaginário deles. E esses mesmos cidadãos, que da boca pra fora se orgulham deste bairro imaginário, não pedem mais árvores em suas quadras, não querem redutores de velocidade nas principais avenidas, não lutam por mais faixas de pedestre e se recusam a dar um pedaço da rua – como se a rua deles fosse – ao trânsito de bicicletas.

A lógica é inimiga da hipocrisia, e alguns fatos não estão sendo considerados nesta discussão. É dever do poder público governar para todos, e apesar de parecer, pelo enorme espaço que os carros ocupam nas ruas, que eles são maioria, não o são. Muitos discutem toda esta questão a partir de duas premissas: Recife é quente para andar de bicicleta e ônibus é cheio e lento. A falha deste discurso está justamente em sua perspectiva individualista, como se as políticas públicas tivessem que ser feitas somente para dar condições aos motoristas de deixarem o carro em casa. Mas, além desses objetivos, a prefeitura deve melhorar o trânsito das pessoas na realidade de hoje. Hoje, e não num futuro próximo, temos ciclistas se locomovendo nas ruas de Recife, no meio de um mar de carros ocupados em sua maioria por uma pessoa. A média em Recife é de 1,2 pessoas por carro. Hoje, e não daqui a 20 anos, temos a grande maioria da população se locomovendo de ônibus. E se nada for mudado, continuaremos com o espaço público loteado somente para donos de automóveis, seja para que estes possam se locomover mais rápido que todos os outros modais, seja para terem espaço garantido para estacionamento em vias públicas, onde poderiam estar passando ciclofaixas ou faixas exclusivas de ônibus. O carro tem espaço demais nas ruas, e chegou a hora de equilibrar um pouco o uso do espaço público, transferindo uma parte do espaço dos carros para a bicicleta, modal não poluente, que ocupa pouco espaço para se locomover e para se estacionar – e para s ônibus, que transporta muito mais pessoas por metro quadrado.

É pensando nessa realidade, nesses fatos incontestáveis, que solicitamos à CTTU a ampliação das ciclofaixas de Casa Amarela, tirando uma das faixas de estacionamento da Rua do Futuro até o Derby, cruzando a Rua Amélia, a Rui Barbosa, a Joaquim Nabuco, para que se faça uma ciclofaixa de mão dupla. Esta, no início da Rua do Futurose bifurcaria em duas de mão única, sendo estas ligadas às ciclofaixas de mão única da Estrada do Arraial e na Rua Padre Roma, através da Cônego Barata. Solicitamos também, para atender a maioria da população que sofre nos ônibus por causa dos engarrafamentos causados principalmente pelos carros, que se faça duas faixas exclusivas de ônibus: a primeira passando por Estrada do Encanamento, Av. Parnamirim e Av. Rui Barbosa até a Av. Agamenon Magalhães, a segunda localizada na Av. Rosa e Silva e Estrada do Arraial. Essa faixa de ônibus poderia muito bem ser aberta para o trânsito de vans escolares, carros de polícia, ambulâncias e táxis com passageiro. Com alguns poucos agentes da CTTU localizados em posições aleatórias nos dois eixos, se inibiria a ação dos infratores. Então, com essa estrutura para uma mobilidade democrática, que fornece várias opções aos moradores da Zona Norte, verificaríamos a honestidade ou a hipocrisia dos titulares de dois discursos bem comuns em redes sociais e mesas de bar: “se tivesse ciclofaixa eu iria de bicicleta para o trabalho” ou “se o transporte coletivo fosse bom, eu usaria ônibus”. 

Chega de frases prontas! Queremos soluções diversas para o trânsito de PESSOAS, e não uma solução única para o trânsito de veículos, e é pra ontem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010