13 de maio de 2010

CICLOVIAS COMO POLÍTICA PÚBLICA

Amigos...

Quem acompanha a cena ciclística de Recife já deve saber da reunião que aconteceu ontem com o Grupo de Trabalho responsável por elaborar o Plano de Ações Estratégicas para Ciclovias nas Cidades Metropolitanas do Estado. O grupo é coordenado pelo sr.Marcelo Bione que convidou participantes dos diversos grupos ciclísticos e interessados para apresentar um esqueleto do plano e colher informações, opiniões e subsídios sobre o assunto com quem está nas ruas.

Posteriormente, irei fazer uma análise mais detalhada da proposta enquanto acompanhamos os trabalhos, mas de forma geral o plano se propõe a literalmente inserir-se em diversos planos e projetos que já estão sendo realizados em Recife e municípios vizinhos, com ações que incluam a bicicleta como meio de transporte.
Entre as que foram citadas, destaco algumas ações como:
  • instalar paraciclos e bicicletários em ACADEMIAS DA CIDADE e nos terminais de INTEGRAÇÃO da Grande Recife;
  • desenvolver ciclovias nas margens de canais do Beberibe dentro do projeto PROMETRÓPOLE, e também no futuro COMPLEXO TURÍSTICO RECIFE-OLINDA e na CIDADE DA COPA, etc;
  • desenvolver as ciclovias na VIA MANGUE e noCORREDOR NORTE-SUL;
  • estímulo a construção de CICLOVIAS ALIMENTADORAS nos municípios vizinhos voltadas para integrar os diversos modais de transporte;
  • criação de um CENTRO DE EDUCAÇÃO DO CICLISTA voltado para estimular a cultura do ciclismo na cidade;
O objetivo central de todas estas ações é a promoção de ações prioritárias que atendam a quem hoje usa a bicicleta como meio de transporte. Segundo seu coordenador, "o Estado assume agora uma agora uma política para incorporar a bicicleta na integração modal".

No final da reunião, no último filme apresentado sobre a cidade de BOGOTÁ na Colômbia, temos o que deve resumir o espírito que esperamos guiar as ações do grupo. Vejam TODO o vídeo abaixo e entendam o que eu penso que é preciso fazer. Que bom seria se todos os nossos deputados estaduais e vereadores, de todas as cidades do Estado e quem dera, do País, pudessem assistir este vídeo.


Estou digerindo a reunião, elaborando o que foi discutido, e se e como podemos ajudar conseguindo informações. A princípio, estou tentando conectar conhecidos de cidades vizinhas que pedalem em grupos nestas cidades para que eles ofereçam sua contribuições sobre a região onde moram. Quem estiver interessado, emailme!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Pois é Rogério. Acho que a reunião foi muito válida, por ser um primeiro contato entre nós (ciclistas) e o Estado. Tou confiante e com esperança no Projeto apresentado ontem. O que você mesmo citou no post resume minha opinião:
    "Segundo seu coordenador, "o Estado assume agora uma agora uma política para incorporar a bicicleta na integração modal"."

    Esse vídeo de Bogotá também é fantástico.

    Vamos aguardar outras reuniões e TRABALHAR. A gente precisa parar de só falar. Parar de reclamar que não tem ciclovia. Parar de reclamar de segurança. Parar de usar tanto o carro. USEMOS NOSSAS BICICLETAS TAMBÉM NO COTIDIANO, não só nos passeios dos grupos!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, já tinha esquecido...

    Fazia tempo que não dava um pulo aqui. Ficou muito massa o layout (se é que se pode chamar assim ainda) do Pedalando & Olhando.

    Um dia chego aí!!! hahaha!!!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010