O artigo do site O ECO dando conta da situação da infraestrutura ciclistica do Brasil e mostrando o ranking das cidades com mais ciclovias despertou meu interesse por SOROCABA. A opinião de Maria Pereira, colocada na lista CICLOTUR-BR sobre a cidade dela, motorista e ciclista, foi importante para mostrar que o obtido lá não é mera obra de fachada, nem uma ciclovia perdida sem pé nem cabeça. Lá, fizeram um trabalho para dotar a cidade de outra forma de mobilidade. Resolvi que seria legal dar um panorama sobre a cidade para termos um comparativo real. Dados foram retirados do site SOROCABA.COM.BR http://www.sorocaba.com.br/sobre-sorocaba.html
Sorocaba, no estado de São Paulo, com área de 449,122 km² e população estimada em 2007 de 610.120 habitantes. É o terceiro município mais populoso do interior paulista, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana (602 mil pessoas) e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas) e a oitava cidade brasileira com maior potencial de consumo.E do site SOROCABA.SP.GOV.BR uma descrição do Plano Cicloviário, resumida!
A Prefeitura de Sorocaba desenvolve um Plano Cicloviário entre suas ações prioritárias, dentro dos ideais de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”. É um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte. O Plano Cicloviário implica na construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais longos. Todas ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização viária com placas e pintura de e, ao longo dos percursos, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e paisagismo, com gramado, arbustos e arborização. A meta do plano é viabilizar 85 quilômetros de ciclovias interligados, o que permitiria a circulação entre todas as regiões da cidade. No momento, estão sendo implantados paraciclos, que são pontos de estacionamentos para bicicletas em locais com grande circulação de pessoas, como o Terminal Santo Antônio, praças, parques e nas unidades da “Casa do Cidadão”. O projeto prevê a criação de bicicletários, pontos estratégicos com serviços de apoio aos usuários, e dispositivos para facilitar a integração do sistema cicloviário com os demais meios de transportes e os parques municipais.Alguém ainda duvida que é necessário ter BOA vontade política para ter uma cidade melhor? Porque não basta fazer ciclovias e ciclofaixas, mas é preciso que elas sejam uma alternativa de mobilidade e uma forma de atender a populção mais carente e usuária natural destes equipamentos. Vamos trabalhar para isto mas não esqueçam:
Além das ciclovias, a Prefeitura de Sorocaba colocou em prática na cidade o “Pedala Sorocaba”, que atrai centenas de ciclistas em passeios, sorteios, ações recreativas e culturais, sempre tendo como foco principal a importância do uso da bicicleta. Além dessas atividades, há também o Fórum Pedala. A reunião é quinzenal e é aberta à população interessada em debater os assuntos ligados ao ciclismo em Sorocaba, seja ele voltado ao lazer ou à mobilidade urbana.
QUEM QUER FAZ, QUEM NÃO QUER ARRANJA DESCULPA!
COMENTEM!!!
Que beleza hein ... parece mais o magic red carpet usado pela TAM! Assim da gosto ser ciclista nesta cidade.
ResponderExcluirÉ. A única coisa a ser retocada seria a COR da ciclovia. Pigmentos vermelhos queimam muito rápido no sol. Em Sorocaba eles não têm a nossa alta exposição. As nossas que foram pintadas de vermelho estão todas apagadas. Aqui eu penso que AZUL seria mais duradouro. Com certeza dá gosto, e ninguém me diga que prefere usar um carro tendo tantos tapetes na cidade!
ResponderExcluir