23 de maio de 2010

RODANDO PELA CIDADE

Amigos...

Tenho saído em grupos pequenos em Recife e vizinhanças. Sempre existe falta de pessoas que estejam dispostas a acordar cedo, quando pedalar é um prazer. Realmente existe grande diferença entre pedalar às 5 ou às 7h da manhã. Bem cedo, as ruas estão vazias, a velocidade média sobe, existe o mínimo de interferência com carros, ônibus e pedestres. É o horário do condicionamento. Quem quer se condicionar usando a bicicleta tem de acordar cedo, e aproveitar quando a cidade dorme ainda, para puxar mais! Por outro lado, pedalar depois de 7h é um horário que é mais voltado ao uso da bicicleta como veículo. Neste horário a média de velocidade cai, porque as ruas são tomadas de outros veículos e de pessoas indo cuidar dos seus afazeres diários. E nós, temos de escolher roteiros mais interessantes para não passar todo o tempo nos defendendo do tráfego, sem diversão alguma!

Assim, quando o GALLUS BIKERS resolve sair cedo, quer aproveitar a madrugada não em passeios pela cidade, mas procurando grandes rotas contínuas, sem muitos cruzamentos para tentar rodar em velocidades mais altas. Por isto escolhemos estes horários, por isto temos este nome: acordamos a cidade, pedalando!

Isto nos leva aos passeios que tenho feito e a dificuldade de encontrar participantes para o GALLUS. Temos de aceitar que acordar 4:30 é duro, nem todo mundo topa. Depois existe uma impressão generalizada de falta de segurança. Nas mais de 30 saídas do GALLUS pela cidade, desde janeiro de 2009, rodando pelo Centro, por Olinda, por Boa Viagem, mesmo com rotas de alto IAM (ÍNDICE DE ASSUSTAR MEDROSO - evolução do índice de assustar Marcílio, um dos fundadores do Gallus!), nós nunca fomos ameaçados, nem tomamos nenhum susto. E olha que já peguei várias rotas de IAM altíssimo para um ciclista rodando sem grupo, sozinho! E quando vale a pena arriscar, as imagens e o relato do trajeto termina aqui! Acredite que é possível. Não tomamos decisões ou escolhemos rotas para corrermos riscos não calculados, mas também não vivemos na cultura do risco permanente. Peitar estas situações é o que nos prepara tanto para pedaladas maiores como para novas aventuras.

Assim, seguimos acordando a cidade, pedalando! Venha você também descobrir o prazer de pedalar logo cedo, de sair ver sua cidade vazia, sem carros, sem trânsito, com o ar fresco da manhã! Venha e descubra que Recife está além destas dificuldades. Venha sair no GALLUS!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010