10 de maio de 2010

A BICICLETA COMO INSTRUMENTO DE MOBILIDADE...

Amigos...

Sempre bato na questão de usar a bicicleta como meio de transporte. Muita gente em Recife usa, basta acordar cedo para vermos a GRANDE CICLOVIA DO RECIFE em ação. Mas é importante que se diga que o Recife não é amiga de quem faz uso deste veículo limpo e que ocupa pouco espaço, tanto para trafegar quanto para estacionar.

Primeiro ponto é a péssima qualidade das ciclovias e ciclofaixas da cidade. São construídas com claros propósitos eleitoreiros, quase sempre sob o rótulo de "área de lazer para a população". E em sua grande maioria não são usadas nem como tal nem como via de deslocamento específico. Até porque são feitas de forma desconectada, sem integração entre elas, e deixando ao ciclista que resolva usa-las o problema de para onde ir de forma segura quando chega ao final das mesmas. E isto para nem falar da falta generalizada de manutenção, pintura, sinalização adequada.

Segundo ponto é que a sociedade associa o uso da bicicleta SÓ como meio de transporte como uma opção das pessoas com menos recursos financeiros e que, para não pagar a passagem do ônibus, pedala. Aqueles que têm condição de usar o ônibus ou carro, não são capazes de entender que a bicicleta é uma opção real de transporte em Recife, e para todos, seja porteiro seja alto executivo. Uma opção desprezada, mas ainda sim, uma opção.

Terceiro ponto é a falta generalizada de senso ou educação para o trânsito de quem usa a bike para se locomover. Como carecemos de cultura social e comunitária de forma generalizada, a grande maioria dos "pedaleiros" age como donos das ruas e calçadas da cidade, cometendo todo tipo de infração como andar na contramão ou cruzar nos sinais vermelhos. Querem ser respeitados, mas ignoram completamente as regras básicas de trânsito, que servem não para limitar seu raio de ação, mas para ordenar e garantir a segurança de todos.

A bicicleta é um excelente instrumento de mobilidade. É rápida no trânsito, simples de usar, ocupa pouco espaço. Mas precisamos que isto seja primeiro reconhecido por todos os que coordenam e usam as vias públicas, pela sociedade, e pelos próprios usuários. E que investimentos específicos sejam realizados em infraestrutura e educação para seu uso.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010