Uma série de vídeos de várias cidades em várias situações de clima e que têm a bicicleta como solução de mobilidade. Para começar, BOGOTÁ!
Fiz um apanhado de videos no YouTube sobre a cidade. Tem muita coisa. Separei 3 para vcs darem uma olhada. Sou fã declarado do que foi feito lá, como visto no vídeo sobre a visita do Prefeito de Bogotá, Enrique Penãlosa, à São Paulo, em post anterior. Mas o que foi feito lá realmente, e qual o impacto que traz sobre a população? E se a maioria da população é de baixa renda e precisa do transporte público e da bicicleta, são eles que devem ser priorizados. Assim pensam lá, que é muito parecido com a nossa situação. Então para mostrar que é possível, que é até mesmo desejável para todos um bom sistema destes em Recife, fui a caça de alguns vídeos. Estou colocando-os pequenos, para poupar espaço. Quem tiver interesse em ve-los maior, pode clicar no vídeo e ir no YouTube.
Muito bom... Vendo esse exemplo de Bogotá cria-se uma esperança muito bacana de ver o pessoal usando muito mais BICI e/ou TRANSPORTE PÚBLICO e/ou EXPRESSO CANELINHA...
ResponderExcluirMeu inglês n é lá muita coisa, mas dá pra captar a mensagem... =)))
O que se destaca do exemplo BOGOTÁ é primeiro que é uma cidade em muito parecida com Recife: muita gente de baixa renda, muitas favelas, bairros pobres, ruas para carros, sistema de ônibus falho. Segundo que um homem fez a diferença: o prefeito! Terceiro que eles fizeram isto em 5, 6 anos... foco nas pessoas que vivem na cidade e não nos motoristas de carro. É isto que precisamos! Não existe nenhuma lei que obrigue o poder público a priorizar acesso e estacionamento dentro do parco espaço público para os carros, em detrimento da grande maioria que não tem, não usa ou não quer usa-los. É este o pensamento que precisamos difundir. A cidade é feita para as a grande maioria das pessoas ou continuaremos tratando delas como se não devessem existir! De certa forma, por mais de esquerda que sejam os nossos governantes, as soluções parecem todas facistas como essa. Ou não foi nosso atual presidente que disse que queria que todo brasileiro tivesse um carro na garagem? E na garagem para atender a quem? Ao fabricante, que "garante" empregos ou a quem comprou e não pode usar porque as cidades não comportam?! Esta discussão tem de ser diária, fazer parte de nossa vida.
ResponderExcluirEntão rogério,ano passado tive oportunidade de receber um cicloturista colombiano em minha casa. Por uns quinze dias tivemos boas conversas sobre o que se passa por lá...e vc tem razão qdo diz que falta alguém disposto a querer fazer algo por aqui de forma semelhante. Eleições se aproximam amigo! Existem muitos videos legais de lá realizados pela streetfilms,já vi vários também!
ResponderExcluir