A cidade do Recife convive com o problema da falta de estacionamentos para os carros dos seus habitantes. Não é um problema novo, mas está se tornando um dos grandes, depois que o Governo Federal baixou o IPI para "segurar a marolinha". E também com as melhoras nas condições de renda da população. Como "novos classe média", os consumidores partiram para realizar o grande sonho da mediocridade nacional: comprar um carro! Novo ou velho, não importa! O que importa é que agora eu posso, eu quero e eu vou comprar um carro. Para rodar aonde e para-lo também não me importa!
Se não bastasse a falta de espaço nas ruas para trafegar com os carros, a cidade teve acrescido o seu problema de espaço para estacionar. O que pouca gente sabe ou percebe é que não é uma obrigação do poder público lotear o espaço público para que uma parcela da população que tem carro, use este espaço com privacidade para pará-lo. Nenhuma lei obriga os gestores da cidade a garantir ao novo dono do carro, espaço para estacionamento aonde ele queira ir. O espaço é público, mas não apenas para a minoria do público que tem carro! E não é correto qualquer político roubar espaço de praças, jardins, áreas verdes que atendem a toda população, para colocar os carros. Mas é o que acontece em várias cidades do Brasil, vide a destruição dos canteiros centrais das Marginais em São Paulo, para mais uma via de tráfego.
Recentemente ouvi que a Prefeitura da Cidade do Recife espera organizar melhor e aumentar as vagas de estacionamento no Centro. O Centro Histórico hoje durante a semana, é um grande estacionamento. Mas ainda deve ter espaço para mais! Resta saber qual será o prejuízo para o resto da população sem carro!
Observe que alguns lugares civilizados não só começam a retirar vagas, mas a repensar as soluções de estacionamento até para as bicicletas, visando criar e manter áreas verdes e melhorar a vida dos seus cidadãos. Vejam as fotos abaixo.
Projeto Vencedor de uma concorrência para um edifício bicicletário "verde" na Filadélfia, EUA
[Fonte: DELAWARE VALLEY GREEN BUILDING COUNCIL, via Treehuggers]
Uma praça central cheia de verde ladeada por um edifício bicicletário em vidro é o que se pode chamar de projeto criativo! E é uma das propostas que não só reduz o congestionamento urbano e poluição no centro da Filadélfia, mas que também faz da bicicleta uma opção mais atraente para quem precisa de deslocar na cidade. E isto é trabalho de uma gestão que além de responsável, é criativa e digna de ser valorizada.
Ser gestor de uma grande cidade exige que o governante não fique preso a dogmas e tradições, mas seja capaz de implementar soluções novas e criativas para os problemas da sociedade. Abrir mais avenidas, fazer mais pontes e viadutos, vai trazer um impacto momentâneo e pouco duradouro sobre o problema do tráfego em Recife e cidades vizinhas. E vai trazer embutida a idéia de que o gestor "levou um por fora" para fazê-la! Enfrentar os problemas com soluções criativas, mesmo que contra a vontade da nova e medíocre classe re-mediada, é coisa para poucos. Teriam os nossos gestores vontade e criatividade suficiente para enfrentar estes em prol de um novo Recife?
COMENTEM!!!
Rogério, também vejo com preocupação essa questão do roubo de espaços urbanos em prol dos carros. É algo que não consigo entender mesmo, esses "falsos projetistas" parecem não ter nenhum compromisso com o futuro e bem estar de pessoas em seus núcleos urbanos. O que vemos em praticamente todas as maiores cidades do país é o incremento dos espaços, mas apenas para favorecer carros!
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