29 de maio de 2010

MOTORISTAS & CICLISTAS... PODE HAVER PAZ?

Amigos...

O principal problema da relação motorista x ciclistas, a meu ver, é de formação. Alguns dias atrás, flagrei 3 ciclo-policiais pedalando em cima de uma calçada perto do Clube Internacional, depois descendo e indo pela contramão pela Beira-Rio, em patrulha! Se eles fazem, difícil cobrar o certo dos demais. E eles fazem porque a formação não foi correta.

Outro caso, pessoas que fazem o tal exame da carteira de motorista e nem ao menos foram INFORMADOS de que bicicleta pelo CTB é veículo e merece tanto respeito quanto os demais. Novamente, falta de formação.

Nossa sociedade acostumou-se com a bicicleta como item de lazer. Nossas ciclofaixas são "de lazer", a mentalidade é de que o ciclista está ali brincando e "tomando" o espaço das pessoas que tem coisas mais sérias a fazer (de carro!).

O pior é que em muitos casos, nós também temos alguma culpa. Não registramos queixas contra motoristas assassinos, não nos mobilizamos para parar o tráfego na hora do rush, não queimamos pneus em via pública! Se nosso protesto é calado na indignação, estará para sempre silenciado em seus resultados!

O nosso protesto tem de ser diário, tem de ser de cada um e a todo momento. A divulgação da bike como veículo não pode ficar restrita a BICICLETADAS, PASSEIOS NOTURNOS, e conversas via emal. Cabe aos mais esclarecidos divulgar TODOS os dias e nos comportar como se estivessemos educando nossos próprios filhos, dando bons exemplos, mesmo que estejamos sozinhos na avenida!

Parafraseando o Marketing, cada ciclista que pedala errado, leva 10 motoristas a nos julgar como irresponsáveis! Mas cada um de nós pedalando certinho, só traz 2 para o nosso lado! É um caminho de guerreiro, que precisa ser traçado por todos, para que um dia possamos nós, nossos filhos, netos, etc, ir e vir sem medo, sem necessidade de estar quebrando o vidro de outras limousines!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010