19 de setembro de 2013

IMPERIUS CARRUS!

Av.Agamenon Magalhães.  Foto: WIKIPÉDIA
Amigos...

Não é de hoje que falo que o uso do carro tem um apoio quase doentio dos nossos governantes. Taí a redução do IPI, subsídio da gasolina, etc, para não me desmentir!   Ao longo das últimas décadas, várias ruas de Recife tiveram sua rolagem ampliada para acomodar o aumento de carro nas vias, sacrificando calçadas, pedestres, árvores.  E é por elas que posto esse hoje.

Da semana passada para cá, o governo detonou palmeiras imperiais da Cruz Cabugá para colocar uma estação da linha norte-sul.  Hoje, o Jornal do Commércio dá conta de que as estações serão construídas em cima do canal da Avenida Agamenon Magalhães, e que por isso, uma parte ou todas as 300 árvores existentes ao longo do canal, correm o risco de serem removidas. Cortadas.  Eliminadas para NÃO AFETAR O TRÁFEGO DOS CARROS.

Sim, porque admitindo que o discurso do estado de que a prioridade é o ônibus e a bicicleta, porque destruir algo que torna a cidade melhor? Porque não tomar uma faixa ou duas da Avenida e impor um sistema de transporte público decente, e uma ciclovia sob as árvores, as já conhecidas como CICLOFRESCAS?!

Porque o IMPERADOR CARROCRATA não quer atrapalhar o tráfego dos seus cidadãos-carros...

E por conta de 20% que usa o carro, claro, com ar condicionado, os outros 80% se lascam no calor do Recife. E não me venham dizer que vão plantar árvores em outros locais.  A Agamenon precisa mesmo de uma requalificação, mas precisa primeiro é de uma decisão de homem!  Se deixar dominar pelo carro é solução velha, caquética, insustentável e demagógica.   Coisa do início do século XX e incompatível com a situação atual!

A cidade pode, mas a cidade quer?

COMENTEM!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010