29 de novembro de 2013

CADA VEZ MAIS...

Esperando para atravessar... todos os dias, pessoas querem usar a bicicleta no dia a dia. Cada vez mais gene já está usando, mas a cidade não tem respondido com obras que as contemplem... 
FOTO: Rogério Leite @ ABDIAS DE CARVALHO, EM FRENTE A CHESF
Amigos...

Observo um crescimento na quantidade de ciclistas que seguem para o trabalho todas as manhãs.  Um ano atrás, eles eram muito menos, e aparentavam ser de um nível econômico mais baixo.  Eram pessoas que não tinham opção, usando a bicicleta como alternativa gratuita de mobilidade, economizando o dinheiro da passagem de ônibus.  Essas pessoas transformam a cidade em uma grande ciclovia, entre 6 e 7 da manhã. Elas ainda estão aí, mas cresceu o número de pessoas com nível econômico mais alto, jovens na maioria, mas também pessoas de mais idade, seguindo todos os dias para seu trabalho, especialmente se for um trabalho localizado, fixo.  Os motivos todos sabem: menos estresse, menos problemas de deslocamento e estacionamento.  Mais qualidade de vida no final das contas.  A foto que ilustra esse post é bem típica. Uma garota e sua bicicleta, no canteiro central de uma grande avenida na zona oeste do Recife.  Provavelmente, trabalha na Chesf, a empresa do outro lado do muro.  Muitos profissionais dessa empresa usam a bicicleta no dia a dia.  A foto foi tomada de propósito para exemplificar que já foram alcançados os efeitos pretendidos pela implantação da ciclofaixa móvel, de expandir a relação das pessoas, motoristas e usuários, com a bicicleta e a cidade.  A cidade pulsa de usuários e mais usuários usando ou desejando usar a bicicleta, mas com medo do tráfego ou da insegurança.  Está na hora do poder público acordar e botar o trem na rua. Cadê o plano cicloviário prometido afinal?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010