21 de maio de 2015

CIDADES DOS CARROS: SINALIZAÇÃO...


Amigos...

O carro tirou das pessoas a possibilidade de observar coisas simples, fazer coisas simples.  Atravessar uma rua, para um pedestre numa cidade desenhada para carros é uma tortura. O fato é que cidades onde o carro manda, as regras são feitas para os carros.  É quase impossível não quebrar algumas dessas regras quando você está de bike ou a pé, porque bikes e pedestres não são carros, é óbvio! 

Os carros são movidos à motor, e a energia necessária para isso não é diretamente sentida pelo motorista. Por outros lado, as bicicletas são veículos de continuidade, o consumo de energia a cada pedalada para manter a velocidade é mínimo. Cada parada, cada retomada, consome muito mais energia, cansa, frustra. Cidades sem infraestrutura para pedestres e ciclistas ou com infraestrutura desenhada numa situação claramente PRÓ-CARRO, mostram isso de forma muito clara na sinalização. 

Estamos cheios de exemplos de sinalizações SOBRE O CARRO PARA O CICLISTA OU PEDESTRE.  É o pedestre ou o ciclista quem tem a obrigação de RESPEITAR O CARRO, CUIDAR DO CARRO, EVITAR O CARRO, em clara inversão dos papeis previstos no CTB.  E isso mesmo com a grande quantidade de pedestres nas ruas e com a crescente quantidade de ciclistas para o trabalho nos últimos cinco anos.  Olhe alguns exemplos aqui no Recife:
  1. Não se vê renovação das faixas de pedestres, pintam quando dá vontade, levam anos sem pinta-las!  Não existe respeito por elas.
  2. Mesmo quando o espaço tem faixa de pedestres, essas são projetas para proteger o tempo do motorista. É comum em cruzamentos obrigarem o pedestre a fazer o caminho mais longo para poder atravessar em segurança, apenas para evitar reduzir o tempo de tráfego dos carros.
  3. Sinais de pedestres levam vários minutos para abrir, e poucos segundos para fechar, violando o estatuto do idoso, as regras de acessibilidade para deficientes motores, mesmo quando estão ao lado de um posto de saúde ou hospital.
  4. Ciclofaixas fixas são construídas com placas lembrando ao CICLISTA que ali tem uma saída de CARRO, mas sem nenhum aviso ao motorista de que ali tem uma ciclofaixa!?!
  5. Mesmo em grandes avenidas com espaço bastante, com canteiro largo, com calçadas ainda mais largas e muito pouco usadas, como na Mascarenhas de Morais, onde sobre espaço para a colocação de uma ciclovia fixa ou de pintar pelo menos uma ciclofaixa fixa, não se coloca, PARA NÃO PREJUDICAR O TRÁFEGO DE CARROS!?!!
Enfim, a cidade foi tomada aos poucos pelos carros. Foi tomada da população, a maioria acuada, calada, revoltada mas sem voz, sem vez, sem tempo.  Só resistindo conseguiremos resgatar o espaço que já foi nosso! É isso ou saudar seu rei...

IMPERIUS MACCHINA!

Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010