30 de outubro de 2015

CICLOVIA TODO DIA...



Que não se diga que faltam ciclistas.
Sem ciclovia já temos mais de 3.000 dia na Caxangá.
Pode imaginar se tiver uma bela ciclovia de ponta a ponta?
Imagem: AMECICLO/Contagem de Ciclistas 2015.


Amigos...

Tem um tempo que milito com os pró-ciclistas.  Fui um dos que tiveram alguma esperança quando viram o surgimento das CICLOFAIXAS DE TURISMO E LAZER que a PCR se dispõe a colocar com apoio do Banco Itaú, pelas ruas do Recife aos domingos e feriados, desde 2012.  Não era uma esperança vã.  São Paulo tinha começado com essa ideia e logo após, partiu para as primeiras ciclovias permanentes.  Hoje São Paulo tem mais de 300 km de ciclovias permanentes na cidade e o prefeito Haddad não está com vontade de parar de fazer mais quilômetros. Recife, no entanto, nem começou.  Com um discurso evasivo sobre a "necessidade de realizar estudos", aprovou um Plano Cicloviário que nunca saiu do papel. Um único quilômetro não foi posto a disposição dos ciclistas.

Enquanto isso, cresce o número de carros nas ruas, engarrafamentos quase que a cada metro.  E como reação natural estimulada justamente pelas ciclofaixas de lazer, dois fenômenos aconteceram nos últimos 3 anos.  Primeiro, o fim do grupos organizados de pedal trocados por grupos menores todo dia. Segundo, muitos dos novos ciclistas perceberam que pedalar no Recife é ótimo, pelo clima e relevo.  Mas como diz a piada, "você não sabe o povinho que vai morar lá".  Muita reação dos dependentes do carro a perder um metro que seja de rua, agressividade, violência.  E os políticos não tem coragem de tentar novas soluções para resolver um problema que não tem como ser resolvido de outra forma. Não dá para fazer viaduto em todo lugar. Então, a cidade continua sem mobilidade.

A própria ciclovia de turismo e lazer mostrou que tendo ciclovia, aparecem os ciclistas. Antes, num domingo ou feriado, se contava nos dedos quem pedalava sozinho ou mesmo em um grupo de pedal. Hoje, milhares aproveitam a segurança que ela propicia.  Tudo aponta para termos #cicloviastododia .  Mas a PCR se faz de idiota. Ano que vem tem eleição.  Será que outro incompetente vai continuar se negando a ver o óbvio?

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010