4 de novembro de 2015

O QUE NOS DISTANCIA...

Amigos...

Rolou muita trolagem por conta de uma matéria da ciclojornalista Renata Falzoni sobre a "divisões" que ocorrem entre ciclistas.  Divisões de opinião, de vida, de vontade, que criam grupos separados dentro desse grande grupo que estou chamando de ciclistas.  Mesmo esse termo causa debate, alguns que usam a bicicleta de forma política não achando que aquele que só pedala por esporte ou lazer pode também ser chamado de ciclista.

Mas vamos por partes.  Ciclista é quem usa bicicleta, PONTO.  Não tem complemento nessa frase.  Ou melhor, qq complemento que você quiser usar, serve e não deve nem limitar nem restringir.  O ciclista pedala, PONTO.  Se ele quer ir comprar pão a 15 km de casa como se estivesse indo na esquina, bom. Se ele quer levar o filho para uma volta na ciclofaixa, ótimo. Se ele deseja sair com os amigos para uma pedalada à noite, com carro de apoio e ainda está disposto a pagar por isso, e o dinheiro não é meu, problema dele.  Cobramos de todos tolerância sobre as opções alheias. Ninguém é mais tolerante que o ativista, quando se trata do ativismo alheio. Mas no seu mesmo, onde ele conhece os problemas, muitos são intolerantes, vivem comparando, fazendo piada e tratando os usuários não intensivos como inferiores ou menores.

O que Renata falou e é uma grande verdade, é que não temos que nos dividir, não temos de cobrar posturas. Quanto mais ciclistas nas ruas, quanto mais a bicicleta é vista, que seja até em um transbike, ainda sim é uma bicicleta, ainda sim existe um ciclista ali naquele carro que está com o transbike, melhor para todos os ciclistas. O que o cicloativista quer é que todos sejam cicloativistas ou se comportem como tal. A partir do momento que exigimos que quem pedala tenha o mesmo comportamento, começa a intolerância com a diferença. Se pensamos, somos diferentes.  E devemos acomodar todas as correntes sobre a mesma "asa", porque isso nos ajuda, ajuda a todos. Deixar alguém de fora, meter um rótulo qualquer que diminua o outro, é exercer a intolerância que só prejudica nossa pedalada rumo a uma mobilidade mais justa.

Assim, como já coloquei, concordo e defendo essa postura.  CICLISTA USA BICICLETA.  E SEM COMPLEMENTOS!

#ciclistausabicicleta

COMENTEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010