22 de novembro de 2015

CICLOFAIXA MARCO ZERO - IGARASSU 1: AURORA

Fonte do mapa: GoogleMaps. Linha em vermelho = CICLISTA EM RISCO. Linha em verde = CICLISTA PROTEGIDO.
Série REPORTES ESPECIAIS

Amigos

A PCR anunciou a intenção de estabelecer uma rota turística com uma ciclofaixa ligando o Marco Zero a Olinda, e futuramente a Igarassu.  A despeito das "boas intenções", o projeto tem vários empecilhos no meio do caminho, e para nem falar nas ideias "criativas" de quem trabalhou nele.


A paisagem até pode justificar...

A começar pela travessia da Ponte Santa Isabel, entre a praça da República e a Rua da Aurora.  A sugestão "criativa" foi que os ciclistas DESMONTEM e EMPURREM a bicicleta pela calçada! Muito criativa. Esse pessoal devia ganhar um prêmio: o IGNOBEL - O PRÊMIO PARA PESQUISAS SEM PÉ NEM CABEÇA. Definitivamente, o projetista nunca subiu numa bicicleta, ou subiu apenas para fazer uma "foto política", se isso saiu da cabeça de quem eu penso!

Descendo da ponte, entramos na rua da Aurora, e o projeto sugere que a ciclofaixa vá pelo cais da Aurora, onde já tem mesmo uma ciclovia INFORMAL (1).  Informal porque não tem marcação, sinalização, nada que diga que é, mas também não diz que não é, e tem cara de pista de cooper ou ciclofaixa.  Então vamos admitir que os ciclistas sejam melhor protegidos indo pelo cais, o movimento é grande, mas afinal rota turística fica privilegiada pelo cais, paisagem linda na maré cheia.  Porém, na maré vazia é que o bicho pega.  O manguezal é um depósito de lixo que tem de tudo. De pneu, televisão, colchão, até uma infinidade de lixo pequeno, sacos, garrafas, etc.  Muito turístico, bem descritivo de uma cidade que vive no mangue, mas não satisfeita quer morar mesmo é no lixão!
...desde que não se olhe de perto!  Lixo de todo tipo!


Seguindo por essa ciclofaixa, começam alguns problemas.  Em determinado ponto ela faz a volta, mais ou menos na frente do prédio do Banco Central (2), onde uma área enorme de estacionamento interrompe as possibilidades de passagem. O mais provável, jogar o ciclista na rua.  Porque logo a frente, depois do estacionamento tem uma pequena praça que termina na grade da Associação Brasileira do Cimento Portland (3) e seu estacionamento, tudo praticamente colado com a Ponte Limoeiro. 

Resumindo, esse é o trecho que achei que seria mais seguro, mas que é apenas metade seguro.  Duvido que a PCR tenha coragem de tomar espaço do carro na rua da Aurora para colocar um caminho seguro para o ciclista, assim como também acredito que não terá força para tomar espaço da Associação do Cimento Portland.

O ciclista nesse trecho, continuará sendo um ninguém!

COMENTEM!!!

obs: em breve analisarei outro trecho, ainda mais cavernoso: Aurora-Agamenon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010