9 de novembro de 2016

CONSELHOS ÚTEIS PARA USAR A BIKE TODO DIA.

Foto: DAQUI

Extrato daqui: http://bicycletimesmag.com/some-advice-for-bicycle-commuters/
Traduzido e adaptado livremente para o Recife, por mim!

Amigos...

Li essa matéria e achei legal para quem pedala todo dia...

COMENTEM...

============================

REGRA NÚMERO UM
A primeira e mais importante regra a seguir é essa: USE SUA MALDITA CABEÇA!  Isso se aplica a muita coisa hoje em dia, tipo "NÃO USE O SECADOR DE CABELO DENTRO DO CHUVEIRO". Mas é incrível como tem gente que não usa o cérebro que Deus lhe deu!

NÃO MATE NINGUÉM...
Parece redundante, mas não custa dizer que ao pedalar você não deve ameaçar ninguém. Não use as calçadas ameaçando os pedestres, nem force a passagem com sinal vermelho. Pedalar nas ruas não é videogame, nem você é um sociopata (eu acho!).

O QUE É DO "HOMEM", DEIXA QUIETO...
Os ciclistas são um grupo minoritário e oprimido que vive em um mundo projetado e criado para  "O Homem", o motorista que dirige uma SUV, teclando no celular com uma mão e com um café na outra. A maneira que nós escolhemos para lidar com isso é, sem dúvida, ou mais explosiva ou mais passiva. Se eu quiser me afirmar,  me grudar na estrada, basta fazer uma merdinha qualquer para esses monstroristas explodirem em seus carros. Mas vai adiantar discutir com um cabra assim?!

NÃO CONFIE EM NINGUÉM...
Não confie em sinais direcionais em carros, não confie em outros ciclistas, não confie em condutores acenando você, e com a certeza dos infernos não confie em adultos pilotando cinquentinhas. Não tenha dúvidas de que as pessoas vão fazer a coisa mais idiota possível no pior momento possível. Essa é a única regra que as pessoas seguem (exceto para você, você é realmente inteligente). Esta é a sua guerra, e os carros são seus inimigos.

MESMA RUA, REGRAS DIFERENTES
Eu posso passar um sinal vermelho, se não tem nenhum carro à vista. É perigoso? De forma alguma. Você tem controle sobre 360 graus ao seu redor, sem pontos cegos. E desde que seja seguro e razoável, não precisa ser 100% legal. Afinal, as regras de trânsito não foram todas pensadas para o ciclista.  Mas se lembre que furar um sinal na frente de vários carros e pedestres, desperta primeiro um certo rancor: PUTZ, FUROU O SINAL, ODEIO CICLISTAS! E claro, tem muito mais risco, por isso, siga a REGRA NÚMERO UM!

ILUMINE-SE! AJUDA E MUITO...
Ter um pisca aceso atrás da bicicleta ajuda a evitar que alguém atinja você "sem querer".  Apenas 5% dos americanos matam pessoas de forma intencional diariamente, e assim, os números estão a seu favor.  Ter uma laterna na frente também ajuda e muito.  Deixa você visível para os motoristas que vão a sua frente, e que pretendem entrar a direita, cortando seu caminho.  Também ajuda a tornar você visível para os pedestres, que pretendam atravessar em locais não indicados. Lembre-se, a faixa de pedestres também precisa ser respeitada por você pedalando!

A VELOCIDADE É SUA AMIGA...
Não é o caso de você se encher de drogas que deixem você psicótico quanto ao tráfego e disparar a mil pelo meio dos carros. Quanto mais perto da velocidade do tráfego, melhor será para você. Você irá se sentir mais confortável se a sua velocidade for compatível com o tráfego ao redor, e evita que os carros espremam você, cansados de aguardar que você ande mais depressa.  Acredite ou não, os carros respeitam seu lugar quando você está pedalando numa velocidade próxima a dele.  Claro que isso só é possível em ruas de baixa velocidade, ou se você treina pesado para manter 40 km/h na Agamenon!

BOCA GRANDE...
Sua boca pode lhe manter vivo.  Gritar um EI!, ALÔ!, CUIDADO! alertando quem vai abrir uma porta na sua frente, um pedestre que vai se lançar da calçada para atravessar a rua, ou um carro que pretende se atravessar na sua frente, pode salvar seu dia. Ficar calado equivale a poder vir a ser amassado!

MANTENHA UM OLHAR MORTAL (e com LASERS se for possível!)
Fixe o carro que vai lhe cortar ou fazer algo vagamente perigoso, e deixe-o saber que você está vendo ele fazer isso. É muito mais duro para um motorista tomar a decisão de atropelar você quando percebe que está sendo controlado.  Chegue até a sussurrar silenciosamente: EU PASSAREI POR CIMA DE VOCÊ!... KKKK

APONTE COM O DEDO
Você está entrando em um cruzamentoe, um carro se aproxima na outra mão, talvez ele tenha dado seta ou não, mas você percebe que ele vai virar em cima de você.  Aponte para ele como se dissesse: VOCÊ! VOCÊ É O PRÓXIMO! Como se você tivesse uma soqueira de bronze na outra mão e estivesse pronto para destruir o carro com uma porrada!  Uma face ameaçadora! KKKK

OLHO NO TRÁFEGO, NÃO NO SINAL.
Em um cruzamento, especialmente se for daqueles meio loucos, tipo Abdias com Gen.San Martin, controle o tráfego e não o sinal. Tenha certeza que os carros pararam para você poder atravessar.. Tenha cuidado e não considere que vai ser fácil atravessar.

RESUMINDO
Não mate ninguém, não morra, e use sua maldida cabeça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010