6 de novembro de 2017

VISIBILIDADE... VAMOS DISCUTIR ISSO?

Laser projetando linhas atrás da bicicleta. Casaco claro, com refletivos. Bicicleta com lanterna atrás do banco. E nem assim, podemos realmente acreditar que o ciclista está protegido!  Foto: DAQUI.
Amigos...

       O CTB (ARTIGO 29, INCISO XII, PARÁGRAFO 2º) e qualquer ciclista vai defender que existe uma responsabilidade imediata do motorista sobre os ciclistas e pedestres na via. E os ciclistas irão de imediato acrescentar que muitos carros não respeitam essa norma, especialmente à noite.  Existem opiniões divergentes se existe mesmo essa de "OLHEI MAIS NÃO VI" alegado por muitos motoristas para justificar fechadas e acidentes com ciclistas.  Também existem muitos ciclistas que não querem usar iluminação ou refletivos nas bicicletas ("não sou Árvore de Natal para andar piscando!" Já ouvi de uma ciclista!), que andam de preto com uma bike preta sem um único refletivo (ciclista ninja), e tendo a certeza de que estão sendo bem vistos no meio do tráfego.
Lanterna da BLAZE, projeta uma bike verde seis metros a frente do ciclista além do farol.  Foto: DAQUI
      Pedalo e ando à noite, em áreas de trânsito intenso, e já presenciei muitas dessas fechadas, muitos desses ninjas com destaque especial em ruas escuras, onde a visibilidade depende exclusivamente do farol dos carros.  Observe que estando a frente do carro, a bike é vista sempre. Mas estando atrás, ela está no esquema geral de sombras e contraluzes que dificultam uma precisa determinação de distâncias e vetores de direção. Eu, quando motorista, nunca consegui prever corretamente o movimento de sombras, atento que ficava ao tráfego a frente do carro. Por isso, quando pedalo, minha lanterna é posicionada ligeiramente a esquerda, para atingir o espelho retrovisor do carro imediatamente a minha frente e a minha esquerda.  Roupas claras, refletivos, lanternas traseiras piscando, tanto na bike quanto no capacete (ou na mochila, ou no boné, ou em qq parte alta), ajudam a aumentar minha visibilidade. Já tive aqueles lasers que criam linhas de "espaço do ciclista" ao lado e atrás da bike. E já vi o trabalho da Blaze em Londres, com um laser que cria uma bike verde à frente do ciclista para avisar ao motorista de sua presença e evitar que ele te feche.

      Acredito que tudo é válido para nos manter visível.  Isso não nos dá 100% de segurança, mas tira de nossos ombros o problema de visibilidade.  Cabe aos motoristas entenderem e respeitarem o nosso espaço.

COMENTEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010