8 de janeiro de 2018

O QUE TE FAZ PEDALAR MELHOR?

PEDALAR MELHOR NA CIDADE...FOTO: daqui

Amigos...

Estimulado por uma matéria no I LOVE BICYCLING (em inglês)  fiquei pensando no que nos faz pedalar melhor NO DIA A DIA, numa grande cidade, com um tráfego infernal (um dos piores do planeta!) e sem uma infraestrutura que nos proteja nas ruas.

Quem pedala sabe, pedalar é um ato extremamente prazeiroso. Mas todo o prazer que a gente sente, volta e meia sofre uma paulada. São motoristas que acham que compraram a rua junto com o carro, que fazem o que querem, com um poder público medíocre mas totalmente comprometido com os carros. Pedalar não só nos faz fortes, mas também é para os fortes, os controlados, os exigentes com suas próprias ações. Descuidou um pouco, atropelam você fácil.

Dentro desse espectro de ameaças, algumas coisas ajudam ou ajudariam mais, vamos a minha listinha:

  1. ...Mais Árvores. Muitas árvores. Todo ciclista é um defensor das árvores, da sombra que elas propiciam, da queda de temperatura que elas favorecem, ainda mais numa cidade conhecida por HELLcife. Sucursal do inferno na Terra, o Recife é quente o ano todo. Quente seco ou quente chuvoso. Mas quente, muito quente, e cada vez mais quente porque vivem cortando as árvores, sob a desculpa de estarem secas, morrendo, atrapalhando a rede elétrica, caindo em cima de carros.  Na verdade, a ideia é tirar todas e abrir mais espaço para carros, que foi o que levou as árvores a essa situação, espremida em minúsculas calçadas em ruas que antes eram alamedas arborizadas.
  2. ...Mais Cicloinfra.  Ciclovias em grandes avenidas. Ciclofaixas em avenidas e ruas menores. Ciclorotas com prioridade para a bicicleta colocada de forma bem declarada, em vias locais.  Quem pedala sabe que no HELLcife, a prioridade são os carros e sua vasta rede de "coletores de ISS" para a prefeitura. Todos as centenas de empresas que prestam todos os serviços para o carro e geram um horror de ISS. Carros também pagam muito ICMS, então o estado também quer mais e mais deles nas ruas.  Mas fora isso, os ônibus e suas empresas que financiam a eleição de políticos também querem seu quinhão. Então pra que ciclovia que tira passageiro dos "meus ônibus"? Nada disso. E TUDO nesse sentido para. O tal PLANO DE MOBILIDADE POR BICICLETA, foi uma espécie de "cala-boca" aos gritos dos ativistas. Não sai do papel. E por ai vai. Mas que cicloinfra ia ser um boom para as bicicletas na cidade, ia!
  3. ...Mais Cicloinfra 2. Bicicletários e paraciclos.  "É ruim" você pagar um horror por uma bike para deixa-la guardada no sol todo dia enquanto está no trabalho. Esses itens deviam ser obrigatórios em todos os negócios, sempre cobertos (bicicletários) e seguros (ambos).
  4. ...Mais Segurança.  Patrimonial pelo menos. Quem pedala vive de olho aberto para não virar mais um alvo da roubalheira na cidade.
  5. ...Mais Segurança 2. No tráfego, ter e sentir apoio dos órgãos de trânsito. Ser imprensado, ser atropelado, ser agredido nas ruas e ainda ter de se defender na CTTU, sendo quase sempre visto como culpado, mesmo que a situação diga o contrário, não ajuda ninguém.
  6. ...Menos Impostos. Pagamos um horror de impostos em qualquer bicicleta ou peça de bicicleta. Mas os carros volta e meia tem isenção disso ou daquilo, em outro exemplo de como o Estado privilegia o carro. Afinal, gasolina paga uma tonelada de impostos. Carros pagam uma tonelada de impostos. Suporte e manutenção de carros, idem.  O Estado olhar para os outros modais? Só se estiver doente!

Enfim, nem tem algo a ver com a reportagem original. Mas tem a ver com o nosso dia a dia, o que é quase igual!

COMENTEM...

Um comentário:

  1. Um grande abraço querido Rogério. Lembrei dos bons tempos de aventura na Chapada.Se puder, me retorne cesarmonteiro@cesarmonteiro.com.br abraços.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010