8 de março de 2011

PEDALAR É UMA AÇÃO POLÍTICA?

BICICLETADA EXTRA / Recife - Solidariedade aos Ciclistas Atropelados na Massa Crítica de 25/Fev.

Amigos...

A questão está aqui, e a resposta é sim, na medida em que quem opta pela bicicleta no dia a dia, foge das convenções normais de mobilidade.  Na minha opinião, não deveria. Desde que estamos previstos no CTB, pedalar é tão normal quanto andar, dirigir ou pegar um ônibus.  As cidades no Brasil, afora as megametrópoles Sampa e Rio, são de médio e pequeno porte. As distâncias médias percorridas são muito menores do que se pensa, e a bicicleta atende bem a quem precisa percorrer até 5km.  A maioria das pessoas vive ou trabalha neste raio de ação e a opção pela bicicleta seria uma coisa racional. Mas não é!
Desde a década de 60, quando Juscelino implantou a primeira fábrica brasileira de automóveis, empregando milhares de pessoas e faturando horrores todos os anos, o automóvel fez de reféns toda a população. Manipulando a vontade através da maciça propaganda, criou o vício, a ponto de que tem quem não consiga ir na esquina sem usar o carro!  Criou e arraigou o vício de tal forma que a sociedade passa a pensar que a única forma correta de se mexer para qualquer pessoa de bem, é usando um veículo motorizado, sem o qual você não é ninguém. Sucesso foi ligado ao carro. Prazer foi ligado ao carro. A vida das pessoas virou a vida do carro, limpar o "tadinho todo sujo de lama", gastar um rio de dinheiro para mantê-lo.
Neste contexto, pedalar é sim um ato político, porque nos coloca como aquele que acordou da "matrix" comercial e cultural para uma nova realidade planetária. Mas como disse a reportagem no Let´s Go Ride a Bike, "você também está salvando o mundo. Mas pedalar é também divertido, prático, seguro e rápido"! Se é político ou não, isto não importa, desde que seja respeitado e tolerado.  E nesse ponto sim, a decisão de pedalar é muito importante politicamente, porque mostra a capacidade do ser humano de não deixar que a sociedade dite a forma pela qual ele escolhe reger sua vida. Pedalar é portanto, uma forma de dar seu grito de independência, mesmo que seja só na hora em que você vai comprar o pão na esquina!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010