Amigos...
Dinheiro move o mundo, não adianta pensar diferente. Implantar uma ampla infraestrutura cicloviária no Recife demanda recursos. Mas ao contrário da infraestrutura rodoviária, uma parte da infraestrutura cicloviária já está pronta: as ruas e avenidas do Recife. Temos grandes avenidas e muitas ruas que podem ser adaptadas ao trânsito cicloviário ao mero custo de sinalização, alguns remendos no asfalto (otimista, MUITOS remendos!) e várias latas de tinta para criar a "sensação" de compartilhamento das vias. A prefeitura vai gastar infinitamente menos para dotar toda a cidade de uma rede de ciclovias e ciclofaixas, do que se fosse abrir novas avenidas, mais pontes e viadutos. E com resultados muito mais rápidos!
Ao mesmo tempo, a criação de uma infraestrutura cicloviária abre inúmeras oportunidades para quem estiver por dentro das necessidades dos ciclistas urbanos. Muitos reclamam do calor em Recife, que chegariam ao trabalho suados e fedorentos! Ora, um estacionamento para 30 carros ocupa uma área de aprox. 200 m2, espaço que pode facilmente ser adaptado para 600 bicicletas. E assim quadruplicar o faturamento diário do estacionamento (por baixo!) cobrando 1/5 do valor pago para deixar um carro. Grande oportunidade, calculada de cabeça, assim, sem detalhes! Com algum investimento adicional, ainda se pode instalar chuveiros individuais, café, lojinha de vestuários e peças para bicicleta, e uma pequena oficina de reparos. O centro histórico, onde fica o Porto Digital, com 6.500 empregados, poderia ter uns 3 ou 4 destes bicicletários. A vizinhança de Shoppings, tb, mas menores. Outro problema são os consertos urgentes, tipo pneu furado ou corrente quebrada. Isto abre a oportunidade de uma rede de serviços móvel, em bicicleta, claro, que prestasse socorro a ciclistas na cidade, interligados pelo celular. Este tipo de rede poderia inclusive contar com um carrinho para o transporte da bicicleta, caso o dano fosse muito grande. Ciclocafés podem se tornar outro grande negócio. Juntando lojas de peças e serviços, pequenas oficinas e um bom atendimento para os ciclistas, teríamos toda uma gama de serviços crescentes na comunidade. Negócios de todo tipo, empresas, lanchonetes e restaurantes precisariam dispor de bicicletários, e eles são feitos de ferro, chumbado no concreto. Quem faz o bicicletário? Quem chumba? Quem pinta? Um sistema de aluguel de bicicletas poderia ser implementado, em cima de uma estrutura cicloviária que garantisse a segurança e o bem-estar dos ciclistas, atraindo turistas e usuários locais, em trechos que atendessem grande parte da cidade.
Enfim, incrementar a bicicleta em qualquer cidade não apenas ajuda as classes menos favorecidas que a usam como meio de transporte, como também negócios e serviços que atendam todos que passem a usa-la para isto também! É um investimento muito pequeno para tantas possibilidades de retorno. Porque só a prefeitura não vê isto?
COMENTEM!!!
9 de março de 2011
VAMOS FALAR DO QUE INTERE$$A!
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DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Taí, Rogério, já mandou pra João da Costa?
ResponderExcluirRoberta.
Roberta... João da Costa sabe disto tudo. Mas como todo político tem o rabo preso com empresários, empresas e outros grupos financiadores de suas campanhas. Além do mais, ele nunca vai querer se indispor com quem paga(rá) suas contas de campanha, na antevespera da reeleição! Tenho mais fé em um novo candidato que já prometa algo assim na campanha e em alto e bom som, para poder ser cobrado logo depois que ganhe (isto se ganhar!)...
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