20 de maio de 2012

O CAMINHO É O MEIO...

De bike, o mundo é uma nova experiência e sua vida fica mais iluminada!






Segundo a tradição budista, Sidartha Gautama, o buda histórico, nasceu nas planícies de Lumbini, sul do Nepal, no século V a.C. Ele vivia isolado em palácio, com muito luxo e ostentação. Curioso com o que haveria fora dali, foi conhecer os dramas humanos (sofrimento, doença, envelhecimento e morte), juntando-se aos monges brâmanes como um asceta nômade. Por meio do jejum e da penitência, tentava encontrar respostas para o sofrimento universal. Não as achou com esses hinduístas. Abandonou-os e passou a seguir caminhos próprios, de solidão e meditação. Vendo um professor de música ensinar ao aluno que a corda do instrumento não podia ficar muito esticada para não arrebentar e nem muito frouxa para soar devidamente, descobriu que o caminho é o “meio”. Seguiu a via intermediária entre a fartura e a renúncia, capaz de conduzi-lo à verdade.
 (daqui)

Amigos...

A vida moderna perverteu o sentido de viajar.  O uso do carro, aquele que "te leva rapidamente a qualquer lugar", tirou das pessoas a capacidade de observar o MEIO.  O MEIO aqui é a cidade, as vilas e pequenas comunidades, as paisagens, o mundo enfim.  Passamos tão rápido alucinados com o CHEGAR, que deixamos de enxergar as pessoas.  Aquele que pedala não é um "ser humano indo ao trabalho", mais um "ciclista atrapalhando o meu caminho", pensam alguns!  O chegar é o que importa. E cada vez mais rápido, porque não temos tempo para a contemplação, coisa de preguiçoso, gente que não tem o que fazer.  Como criar, como fazer o bem, como ser lembrado por nossas boas ações, se só temos tempo para CHEGAR.  O ir é uma perda de tempo, o passar não existe além da obrigação necessária.  O que se quer é chegar.  Se a viagem pudesse ser instantânea, ainda ia ter quem quisesse apenas estar no lugar quando fosse preciso, pulando de um "teletransportador" a outro.  Pressa. Uma vida sem viver, só acumular momentos e materialidades. 

0 caminho é o meio para se atingir um fim.  O caminho é o meio-termo entre o objetivo e a contemplação.  O caminho é o meio, a moderação em tudo.  O caminho é o meio mesmo quando extremos são necessários e passageiros.  O caminho é o meio sempre.   E só o meio é o caminho.

Repense se tudo que você acha inestimável, se tudo que precisar ser feito ou visto rapidamente, vale tanto a pena assim. Usar parte do tempo para observar o meio, analisar o caminho, pensar sobre ele, pode resolver mais do que o desenfreado desespero para se alcançar o fim, a meta, o objetivo.  Da vida você só vai levar a vida que você leva, e a vida que você leva está passando na janela do seu carro tão depressa quanto você estiver indo e sem tempo para ver.  Use uma bicicleta, ande, passeie mais, conheça seus vizinhos, descubra sua vizinhança. 

Porque o caminho é o meio...

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Oi Rogério,
    Muito bom seu post.
    Sou ciclista (também cicluturista) e sei exatamente do que você fala, não é fácil andar de bicicleta quando todos só querem chegar, a qualquer custo. Não respeitam nem os outros carros ... imagine os ciclistas, pedrestres ...
    Triste realidade.
    Abs

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010