Eu fui na ciclofaixa do Arraial-Encanamento dar uma nova olhada sobre ela, procurando pensar de forma mais fria, mais racional. Continuo achando que ela foi algum tipo de esquema para desviar a atenção ou para manipular as forças políticas via opinião pública. Ninguém está lucrando com ela e com o binário em si. Pelo contrário: meu sentimento de tranquilidade ao pedalar na zona Norte (que eu reputava a quantidade de ciclistas que pedalam na área), se foi. A sensação é que todo carro de morador está em busca de vingança contra os "terríveis cicloativistas" que não tinham nada de defender aquela "porcaria de ciclofaixa" que atrapalha "o meu ir e vir". Os destaques são por conta das opiniões que lemos pela web.
Mas de cabeça fria comecei a me questionar alguns aspectos sobre a ciclofaixa.
Partamos do princípio que a bicicleta é um veículo cuja maior vantagem se tira dela mantendo o fluxo. Cruzamentos, lombadas, sinais, tráfego demais, paradas de ônibus, etc e tudo mais que atrapalham o contínuo, o fluxo constante, o pedalar diferencial (sim, em fluxo, nosso esforço é praticamente um DELTA F!), aquele suave fluir de prazer que tanto nos desestressa. Pensando assim, porque queremos ciclofaixas e ciclovias em grandes avenidas? Porque justamente em vias onde a vida é mais complicada? Quantos de nós não pegam o caminho maior para pedalar mais, porque sentimos um enorme prazer em estar ali, indo, vento no rosto, sorriso nos lábios?!
Eu comprei minha bike no que era a Bike Norte. Com certa frequência ia de minha casa na Madalena até a loja pedalando para fazer uma limpeza geral ou para comprar alguma peça. A volta era sempre mais complicada, porque eu queria voltar dentro da lei, mas o tráfego na Estrada do Arraial era e é um inferno. Aí eu fui no google maps e descobri umas ruas pequenas, e fui explorando... a Bike Norte ficava na Av.Norte esquina com Rua da Harmonia. E eu queria ir para o viaduto do Carrefour. Então estamos falando justamente de parte do trecho da ciclofaixa que foi omitido e que facilitaria a vida indo até a Padre Roma. Mas eu descobri como vir sempre por dentro, ia sair na Soares Moreno, esperava o sinal e entrava na Góes Cavalcanti e daí por dentro da Av.Parnamirim até a Torre. Rota muito menos estressante.
Será que não devíamos pensar em fazer ciclofaixas com rotas mais calmas e ter mais tranquilidade, e um pedalar mais suave, mais contínuo? Será que não é melhor para a gente evitar as grandes avenidas e viver em paz e de forma totalmente livre do problema dos carros?! Quem viver verá!
Para completar, essa seria minha rota alternativa para aqueles que precisam ir da Rosa e Silva para Casa Amarela.
Minha ciclofaixa alternativa... é uma idéia!
- Acesse a Rua do Futuro na Jaqueira.
- Rua do Futuro até o final
- Atravessa no sinal da Padre Roma
- Contrafluxo na Padre Roma à direita
- Entra da Isaac Salazar à esquerda
- Daí na Sebastião Alves à esquerda de novo
- Segue rumo a Padre Roma de novo
- Entra na Mizael Montenegro à direita
- A esquerda na Goes Cavalcanti
- A direita na Clovis de Castro
- A direita na Ferreira Lopes
- A esquerda na Estrada do Arraial
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