12 de dezembro de 2012

RESOLVE ASSIM...

Organização ineficiente das linhas de ônibus + excesso de carros nas ruas
= ódio pelo transporte público!
FOTO: ENGARRAFAMENTO DE ÔNIBUS, 19:00, AVENIDA GUARARAPES, CENTRO DE RECIFE!


Amigos...

A gente fala, fala, fala, debate, discute, mas os gestores não tomam atitudes para resolver o problema da mobilidade no Recife.  Apostam em viadutos, corredores exclusivos de ônibus e outras soluções que só aumentam o ódio que a população está sentindo com a virtual IMOBILIDADE.  Na verdade não querem resolver, digam logo.  Porque se quiserem...

A solução para resolver o problema é simples: DIGAM NÃO AO CARRO. Isso resume tudo que precisa ser feito.

Fazer isso é proibir que carros sejam estacionados em lugares públicos especialmente no centro da cidade, acabando com zona azul, áreas de estacionamento nas ruas públicas usadas por particulares. Sem lugar para estacionar, muitos terão de deixar o carro em casa, porque não terão recursos para estacionar nos estacionamentos pagos que imediatamente irão aumentar seus valores com a demanda explodindo na sua porta. 

Por si só, fazer isso vai liberar espaço nas ruas favorecendo rapidamente o transporte público. Ônibus irão fluir mais rápido, diminuirá o tempo de espera, melhorará a pontualidade.  Hora de também se cobrar da Grande Recife e dos empresários, ônibus melhores e mais eficiente, melhor organização das linhas, controle de fluxo pela internet, controle de pontualidade, integração geral. 

Claro que não sou inocente. Isso só funciona se os gestores ficarem de olho para a "maldição do pisca-alerta", aqueles que teimarem em estacionar no centro, aqueles que quiserem dar uma de espertos.  Basta cumprir a lei, multa em cima de multa.  Depois de umas 3 ou 4, mesmo com o valor atualmente cobrado, a maioria vai deixar o carro em casa.

Com as ruas mais vazias, para que mais pontes e viadutos?  Pega os recursos e começa um programa relâmpago para por ciclovias em cada grande avenida do Recife, e bicicletários classe A em cada terminal de integração e órgãos públicos, escolas, hospitais.  Quando estiverem terminadas, começa o programa CICLOFAIXAS PARA TODOS, onde a cidade pintará uma ciclofaixa em toda a rua asfaltada, e fará uma ciclofaixa asfaltada em cada rua que não tiver asfalto.  Com menos carros, para que asfaltar ruas em regiões mais carentes? Melhor investir em saneamento básico, eletrificação, e uma ciclofaixa asfaltada. 

Agora, cadê o macho para fazer isso?!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Caro Rogerio,
    Concordo que deve ser incentivado ao maximo o uso do transporte publico. Mas pondero algo: e justo exigir que o cidadao deixe em casa seu carro para pegar pegar um onibus/metro lotado, muitas vezes com gente pendurada na janela? e justo exigir que ele leve, pai, mae, filhos nessas condicoes? E mais, e justo penalizar somente os mais pobres que suaram ter acesso ao um meio de transporte mais seguro e confortavel, ja que os ricos facilmente pagarao o preco do estacionamento? Nao creio que os viloes da historia sejam os motoristas. A maior parte usa carros por nao ter uma opcao segura e confortavel para se deslocar. Tem-se que lutar para que o transporte publico seja eficiente e seguro e nao mirar somente no sintoma do problema.

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  2. Seu comentário é pertinente, até certo ponto. Primeiro, não existem estacionamentos pagos para todos, ricos ou pobres. E mesmo com os ricos pagando, os preços irão subir muito (inflação de demanda!). E isso vai inibir o uso do carro. Segundo, vivemos um eterno dilema OVO-GALINHA. E isso é o que proponho que os gestores quebrem. Não se anda de ônibus, não se usa a bicicleta, porque não existem condições (onibus não prestam, não existem ciclovias, etc.). E ao mesmo tempo, não se criam condições porque as pessoas querem usar os carros, e o recifense NUNCA vai trocar (já ouvi tanto essa acertiva!). Ora, em todos os lugares do mundo as pessoas reagem da mesma forma a essa troca de foco, do particular para o público, do conforto imóvel ao desconforto móvel. E isso só se dá porque a troca precisa ser imposta em prol da grande maioria que não usa carro mas é prejudicada todos os dias, presos em um sistema de onibus decadente. Então a primeira etapa é o poder público trocar seu foco, virando para promover formas de mobilidade para todos, mais democrático do que viver promovendo o carro como faz hoje. E começar agindo nesse sentido para ir obrigando a quem não abre mão do carro a repensar suas opções. E claro, os gestores precisam ir sinalizando a troca, e a melhor forma é começar proibindo o estacionamento em alguma áreas, forçando a melhora do transporte público, abrindo espaço para a bicicleta. Não existe uma forma menos dolorosa, mas atuando dessa forma, a dor pode ser menos aguda!

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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010