10 de março de 2014

O DIREITO IMPÕE DEVERES...

Amigos...

Não é de hoje que discuto a falta de respeito dos motoristas com quem opta por usar a bicicleta como meio de transporte, aqui ou fora. É um comportamento recorrente, que atinge não só a esses mas também aos pedestres, muito aos motociclistas e aos próprios motoristas. A solução, infelizmente, é de longo prazo: educação. Não se muda comportamentos assim sem educar a sociedade para viver em sociedade. Mas como isso demora muito, mais ainda em cidades maiores, sobra apenas o bolso, mecanismo altamente eficiente em botar ordem na casa. Fiscalizar e multar, até aprender.

Mas esse post não tem por alvo esses motoristas, só a falta de respeito. Coletivamente, nós ciclistas também temos uma parcela de culpa, muitas vezes quebrando o código de trânsito a nosso favor e critério. Que se diga que é uma reação ao "ataque" motorizado, ou a falta de interesse e investimentos em infraestrutura, causadora de toda essa agressividade que alguns usuários de bicicleta tem sobre o tráfego. Mas, em resumo, é desrespeito ao outro. Muitas vezes, quem está na bicicleta agride o pedestre, sempre o elo mais fraco na mobilidade. Quantas vezes já vi pessoas pedalando na calçada, não respeita faixa de pedestres, pedala pela contramão, ou furando sinais vermelhos. Queremos que a bicicleta seja respeitada como veículo que é, mas muitos, em cima dela se transformam, esquecem as regras de trânsito a que também estamos sujeitos. Queremos o direito reconhecido de usar a bicicleta, mas muitos esquecem que esse direito nos impõe deveres.  E porque aqueles AINDA não são respeitados, não podemos cair na armadilha de não cumprir esses.

Esse post (e o autor) reconhece todos os direitos que as pessoas têm de escolher sua forma de mobilidade, e claro, a lei que rege a todos - o CTB! Portanto, se você optou pela bicicleta e sabendo que ninguém gosta de ser imprensado por bicicleta na calçada, encontrar outra bicicleta na contramão, ou ver um ciclista furando sinal, tenha em mente que essas atitudes só pioram a sensação global da falta de respeito, lei, ordem e fiscalização. E se a gente não pode mudar o comportamento dos "porcos" motorizados, podemos pelo menos não chafurdar na lama que eles criaram!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010