3 de novembro de 2009

PRA QUÊ MESMO?

Amigos...

Aquela ciclofaixa do centro serve para quê mesmo? Tive a oportunidade de ver de perto, apesar de já ter passado por lá algumas vezes pedalando. Porém, desta vez, estava parado, e com a câmera na mão, e pude não só documentar, como analisar detidamente o trecho do Cais do Apolo da tal ciclofaixa. Ciclonada, melhor dizendo!

Bem, para quem não sabe, esta ciclofaixa foi concebida mesmo como sendo um "aparelho de lazer" da cidade. Tem placas em todo o seu percurso avisando que ela só serve entre 6h e 13h dos domingos. Ou seja, naquele horário em que só pedala que está de folga, aproveitando a via para o seu lazer. Ela percorre parte da Aurora, na altura da ponte Santa Isabel, corre para a Ponte Limoeiro, atravessa-a e ao chegar ao Forte do Brum, segue para o Cais do Apolo, atravessa a Ponte Buarque de Macêdo, depois segue até passar pela frente do Palácio do Campo das Princesas, fechando o circuito ao atravessar a ponte Santa Isabel. Circuito fechado! De lugar nenhum, para lugar nenhum de volta!

Mas o problema é que além disto e até para isto, é mal feita! No trecho do cais do Apolo ela tem EXATAMENTE 45 CM de largura, da faixa ao meio fio. Sim, porque é a única faixa que se enxerga, a vermelha junto ao meio fio. A outra ou está apagada, ou cinza claro, sem sinal algum da faixa vermelha. Resumindo, não existe. Quem a utilize seguindo apenas a faixa vermelha está em desacordo direto com o bom senso, que manda seguir uma distância adequada, deixando uma área de escape pequena, mas melhor que nada. Andar rente ao meio-fio é um risco inaceitável.

E foi feito com o seu dinheiro! Sim, porque a prefeitura utilizou recursos públicos em latas e mais latas de tinta especial para pintura de faixas de trânsito, para pintar uma linha vermelha enorme paralela ao calçamento, e sem NENHUMA SERVENTIA. E mão de obra! E tempo de planejamento(?), organização(??) e acompanhamento(???).

Se a via não serve nem a quem foi destinada, para que serve afinal? Tem alguém que pense na Prefeitura???

COMENTEM!!!

Mais detalhes sobre seus direitos e deveres como ciclistas

Mais detalhes de onde e como é usado o dinheiro público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010