Continuo traduzindo algumas perguntas do Manual de Design de Ciclofaixas da cidade de Chicago, e que podem responder a algumas dúvidas que temos sobre o que é melhor, ciclovias, ciclofaixas, etc. Informação de interesse de qq pedalista. Algumas são bem polêmicas. Vamos a mais quatro dúvidas...
PODEM OS CICLISTAS CONTINUAR A UTILIZAR AS RODOVIAS ONDE EXISTEM CICLOFAIXAS?
Os ciclistas podem continuar a utilizar as pistas de trânsito normal de veículos, mesmo quando existir uma ciclofaixa nela. Quando o ciclista precisa virar a esquerda, espera-se que ele siga a via normal de tráfego e não a ciclofaixa. Ciclistas devem sinalizar e estar certos de que a via está livre antes de mover-se para onde os carros passam. Motoristas devem sempre estar atentos que os ciclistas podem sair das ciclofaixas para evitar um obstáculo nela ou se para o caso de precisar virar a esquerda.
EXISTEM RUAS MUITO ESTREITAS PARA CONTER UMA CICLOFAIXA! COMO FAZER?
Existe um espaço limitado na maioria das vias da grande maioria das áreas urbanas dos Estados Unidos. Agências de Controle de Tráfego devem trabalhar com seus parceiros no trânsito e grupos comunitários locais para desenvolver um projeto básico que acomode carro, bicicletas e ônibus de forma segura nas ruas com mais de 15 metros de largura. A cidade de Chicago definiu que esta é a largura mínima para que a via comporte uma ciclofaixa. Ruas mais estreitas, não são adequadas para terem uma faixa exclusiva para bicicletas. Nestas vias, quando pertencentes a uma rota normalmente usada por ciclistas, as autoridades de trânsito sinalizam verticalmente com placas, mas não demarcam as faixas no piso.
PORQUE COLOCAR OS CICLISTAS NA RUA E NÃO NAS CALÇADAS OU EM CICLOVIAS FECHADAS?
As calçadas são para os pedestres e o uso por ciclistas causa muitos acidentes. Ciclovias exclusivas são excelentes para algumas viagens, mas tem uso limitado para a maioria das rotas dentro da cidade. Bicicletas são veículos legalmente reconhecidos e os ciclistas têm os mesmos direitos e responsabilidades dos motoristas que trafegam pelas vias. Ciclofaixas estimulam o ciclistas a usar as ruas ao invés das calçadas. E como as ruas e avenidas já servem para conectar todo tipo de negócio, escolas, lojas, etc, e não existe nem espaço nem recursos para se criar uma nova rede de ciclovias separadas, as ciclofaixas são a melhor opção.
EXISTE MUITO TRÁFEGO NESTA RUA PARA COLOCAR UMA CICLOFAIXA! COMO FAZER?
Ciclofaixas já foram bem implementadas em ruas e avenidas com até 30.000 veículos por dia.
COMENTEM!!!
Extraído de BIKE LANE DESIGN GUIDE, guia de projeto de ciclofaixas da cidade de Chicago, EUA, disponível em http://www.bicyclinginfo.org (Original em inglês. Traduzido livremente por Rogério Leite).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!